Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7715 |
Resumo: | A inquietação em torno da oferta de cursos técnicos na modalidade a distância nos move à investigação de como esses cursos permitem atender aqueles estudantes que escolhem essa modalidade como possibilidade de formação. Assim, realizamos uma pesquisa com os egressos do curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal Sul Rio-grandense – IFSul - Campus CAVG, ofertado no polo de Santo Antônio da Patrulha. A pesquisa foi operacionalizada com um formulário do google docs. Através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, foi possível conhecer o discurso dessa coletividade propiciando uma interlocução entre as vozes dos egressos e dos teóricos que fundamentaram o estudo. O discurso destacou a importância das aulas práticas para o aprendizado, bem como para a necessidade de ajustes e melhorias no projeto do curso. |
id |
FURG-2_2d0bcb510a7559ab99a76fc2b6a96c21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7715 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustríaeducação a distânciaeducação profissionalagroindústriapolítica pública.Educação Profissional na modalidade EaDA inquietação em torno da oferta de cursos técnicos na modalidade a distância nos move à investigação de como esses cursos permitem atender aqueles estudantes que escolhem essa modalidade como possibilidade de formação. Assim, realizamos uma pesquisa com os egressos do curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal Sul Rio-grandense – IFSul - Campus CAVG, ofertado no polo de Santo Antônio da Patrulha. A pesquisa foi operacionalizada com um formulário do google docs. Através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, foi possível conhecer o discurso dessa coletividade propiciando uma interlocução entre as vozes dos egressos e dos teóricos que fundamentaram o estudo. O discurso destacou a importância das aulas práticas para o aprendizado, bem como para a necessidade de ajustes e melhorias no projeto do curso.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/771510.14295/momento.v28i1.7715Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 312-327Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 312-3272316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7715/5796Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann, Jéssica FernandaLemos Sainz, RicardoOurique do Nascimento, CinaraKrolow Bosenbecker, Veridiana2019-04-26T16:00:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7715Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría |
title |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría |
spellingShingle |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría Hoffmann, Jéssica Fernanda educação a distância educação profissional agroindústria política pública. Educação Profissional na modalidade EaD |
title_short |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría |
title_full |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría |
title_fullStr |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría |
title_full_unstemmed |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría |
title_sort |
Pensar na educação profissional á distância a partir do olhar do egresso do curso técnico em Agroindustría |
author |
Hoffmann, Jéssica Fernanda |
author_facet |
Hoffmann, Jéssica Fernanda Lemos Sainz, Ricardo Ourique do Nascimento, Cinara Krolow Bosenbecker, Veridiana |
author_role |
author |
author2 |
Lemos Sainz, Ricardo Ourique do Nascimento, Cinara Krolow Bosenbecker, Veridiana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Jéssica Fernanda Lemos Sainz, Ricardo Ourique do Nascimento, Cinara Krolow Bosenbecker, Veridiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância educação profissional agroindústria política pública. Educação Profissional na modalidade EaD |
topic |
educação a distância educação profissional agroindústria política pública. Educação Profissional na modalidade EaD |
description |
A inquietação em torno da oferta de cursos técnicos na modalidade a distância nos move à investigação de como esses cursos permitem atender aqueles estudantes que escolhem essa modalidade como possibilidade de formação. Assim, realizamos uma pesquisa com os egressos do curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal Sul Rio-grandense – IFSul - Campus CAVG, ofertado no polo de Santo Antônio da Patrulha. A pesquisa foi operacionalizada com um formulário do google docs. Através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, foi possível conhecer o discurso dessa coletividade propiciando uma interlocução entre as vozes dos egressos e dos teóricos que fundamentaram o estudo. O discurso destacou a importância das aulas práticas para o aprendizado, bem como para a necessidade de ajustes e melhorias no projeto do curso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7715 10.14295/momento.v28i1.7715 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7715 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.7715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7715/5796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 312-327 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 312-327 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870722699264 |