Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Rodolfo Souza da, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7025
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
id UNITAU_0d9465d89e19f8327f27275c2c6362a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7025
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Antonio Rodolfo Souza da, 1988-Souza, Mariana Aranha de, 1980-Mattar Neto, João AugustoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-2024-04-08T16:07:44Z2024-04-08T16:07:44Z2020http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7025Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes BussolottiDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2020.Resumo: A modalidade de educação a distância (EaD) apresenta significativamente uma taxa de crescimento acelerado no Brasil, principalmente, ao interno de nosso interesse, no tocante ao número de alunos egressos no grau acadêmico em licenciatura. Dado essa evolução, o objetivo geral do trabalho é de avaliar a percepção sobre o desenvolvimento profissional dos licenciados na modalidade EAD, analisando quantitativamente dados de uma Universidade do Vale do Paraíba paulista. Como aporte teórico, utilizamos como foco principal os autores – Gatti, Barreto e André (2011), Gatti, Barreto, André e Almeida (2019), Shulman (2014), Alves (2011), Totti (2018), entre outros. A metodologia selecionada para este estudo é de natureza aplicada, descritiva, voltada, sobretudo numa abordagem quantitativa delineada como levantamento, além de utilizar de praxe a pesquisa bibliográfica e documental. A população objeto de estudo, como já referido, é de uma Universidade do Vale do Paraíba paulista, dos egressos, que foram interrogados por meio de questionário, com perguntas dicotômicas, de múltipla escolha e de fato. O modus operandis se aportou no envio do questionário aos participantes por endereço eletrônico, obviamente com todas as recomendações do foro ético para garantir a integridade dos participantes e a qualidade da pesquisa. Os resultados e discussão levantados a partir dos dados coletados foram apresentados na configuração do perfil do egresso, na avaliação de sua formação, nos requisitos que são importados da sua vida funcional, bem como em sua visão sobre a formação acadêmica e ipsum facto relacionado a sua atuação profissional. Os dados mostram que temos predominância do sexo feminino e da etnia branca, tendo ainda a constatação de licenciados com atuação em rede pública municipal em regime concursado. Percebe-se também, com as informações coletadas, que a visão do egresso sobre a sua formação na Educação Básica é considerada entre "insuficiente e boa" no tocante a preparação para a entrada e permanência ao Ensino Superior. Por fim, os dados que fluíram da pesquisa, registrados neste texto, demonstram analogia no que se refere a caracterização dos participantes e os dados do INEP, o que de per si, pode-se considerar que o levamento de informações referentes a formação e visão sobre a mesma, bem como a atuação profissional, podem refletir a realidade de egressos em outras IES.Abstract: The e-learning modality presents an accelerated growth rate in Brazil, mainly to the intern of our interest, with regard to the number of students graduating from the academic degree in licentiate. Given this evolution, the general objective of the work is to assess the perception of the professional development of graduates in the distance learning mode, analyzing quantitatively data from a University of Vale do Paraíba in São Paulo. As a theoretical contribution, it uses as main focus the authors - Gatti, Barreto and André (2011), Gatti, Barreto, André and Almeida (2019), Shulman (2014), Alves (2011), Totti (2018), among others. The methodology applied for this study is of an applied, descriptive nature, focused, above all on a quantitative approach outlined as a survey, in addition to using bibliographic and documentary research as usual. The population object of study, as already mentioned, is from a University of Vale do Paraíba in São Paulo, from the graduates, who were questioned through a questionnaire, with dichotomous, multiple choice and factual questions. The modus operandis contributed to sending the questionnaire to the e-mail address, obviously with all the recommendations of the ethical participants forum to guarantee the integrity of the participants and the quality of the research. The results and discussion raised from the collected data were obtained in the configuration of the graduate profile, in the evaluation of his / her training, in the requirements that are imported from his / her functional life, as well as in his / her view about academic formation and ipsum fact related to his / her education. professional performance. The data show that we have a predominance of females and white ethnicity, with the finding of graduates working in the municipal public system under a public tender procedure. It can also be seen, with the information collected, that the graduate's view of his education in Basic Education is considered to be "insufficient and good" without touching a preparation for entering and staying in Higher Education. Finally, the data that flowed from the research, recorded in this text, show an analogy in what refers to the characterization of the participants and the INEP data, which per se, can be considered that the taking of information regarding training and view on it, as well as professional performance, may reflect the reality of graduates in other higher education institutions.Made available in DSpace on 2024-04-08T16:07:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio Rodolfo Souza da Silva.pdf: 2961271 bytes, checksum: 763e5fd4bc54f8387fa653c0b5aa69a2 (MD5) Previous issue date: 20201 recurso online (105 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Desenvolvimento profissionalProfessores - FormaçãoEducação a distância - EADEgressosEducação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAntonio Rodolfo Souza da Silva.pdfapplication/pdf2961271http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7025/1/Antonio%20Rodolfo%20Souza%20da%20Silva.pdf763e5fd4bc54f8387fa653c0b5aa69a2MD5120.500.11874/70252024-04-08 13:07:44.402oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-08T16:07:44Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista
title Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista
spellingShingle Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista
Silva, Antonio Rodolfo Souza da, 1988-
Desenvolvimento profissional
Professores - Formação
Educação a distância - EAD
Egressos
title_short Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista
title_full Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista
title_fullStr Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista
title_full_unstemmed Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista
title_sort Educação a distância : uma análise do desenvolvimento profissional docente dos egressos de uma universidade do Vale do Paraíba paulista
author Silva, Antonio Rodolfo Souza da, 1988-
author_facet Silva, Antonio Rodolfo Souza da, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Mattar Neto, João Augusto
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Rodolfo Souza da, 1988-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
contributor_str_mv Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Professores - Formação
Educação a distância - EAD
Egressos
topic Desenvolvimento profissional
Professores - Formação
Educação a distância - EAD
Egressos
description Orientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T16:07:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T16:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7025
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (105 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7025/1/Antonio%20Rodolfo%20Souza%20da%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 763e5fd4bc54f8387fa653c0b5aa69a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263162501234688