Se não se sabe como alguém vai aprender, como avaliar na educação infantil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago Zouain, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira Rodrigues Gomes, Larissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7970
Resumo: Em tempos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que interfere diretamente no tripé Currículo, Formação Docente e Avaliação, o presente artigo problematiza os procedimentos avaliativos para além de uma lógica classificatória. Como campo problemático questiona como estabelecer, previamente, critérios avaliativos para a Educação Infantil, se nunca se sabe de antemão como alguém vai aprender? Como intercessores teóricos mobiliza os estudos de Carvalho (2009; 2012); Deleuze (2003; 2007); Esteban; Lacerda (2012); Kohan (2005); Lopes (2015); Sousa (1997; 2014). Metodologicamente, organiza uma problematização documental, a partir das legislações educacionais para a Educação Infantil e da BNCC. Considera o acompanhamento de registros de outras escritas possíveis dos processos aprendentes, apostando em processos de avaliação para além da lógica quantificável e dicotômica que predomina na Educação.
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