As relações de gênero na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joilma Silva Santos
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/48675
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar as relações de gênero presentes no dia a dia das crianças de 4/5 anos inseridas num contexto de Educação Infantil por meio da observação das atividades externas à sala de aula, sobretudo, nas brincadeiras infantis. O trabalho se configura como um estudo de abordagem qualitativa que discute aspectos que dizem respeito às relações de gênero na Educação Infantil. Como percurso teórico, inicialmente realizou se um levantamento bibliográfico, baseado na literatura que versa sobre o tema, visitando os autores como Corsaro (1995), Goobi (1997), Finco (2004) e Neves (2008) entre outros, que discutem as relações de gênero, concebendo as crianças e a(s) a infância(s) contextualizada em sua existência social, cultural e histórica. O levantamento bibliográfico proporcionou maior familiaridade com o tema. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação, anotações no caderno de campo e registros fotográficos. Por entender que a divisão de gêneros não é natural e perceber como essa divisão demarca os espaços que cada gênero ocupa na sociedade, correspondendo às expectativas do que se considera do gênero masculino e do gênero feminino, este trabalho buscou contribuir para ampliar, no ambiente escolar, as discussões sobre a importância de se adotar uma perspectiva que fortaleça a construção de uma sociedade menos dicotômica entre o que se concebe como ser/fazer de mulher e como ser/fazer de homem.
id UFMG_13d4a1f86cca206c5679e20430336623
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48675
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling As relações de gênero na educação infantilRelações de gêneroEducação infantilBrincadeirasEste estudo tem como objetivo geral analisar as relações de gênero presentes no dia a dia das crianças de 4/5 anos inseridas num contexto de Educação Infantil por meio da observação das atividades externas à sala de aula, sobretudo, nas brincadeiras infantis. O trabalho se configura como um estudo de abordagem qualitativa que discute aspectos que dizem respeito às relações de gênero na Educação Infantil. Como percurso teórico, inicialmente realizou se um levantamento bibliográfico, baseado na literatura que versa sobre o tema, visitando os autores como Corsaro (1995), Goobi (1997), Finco (2004) e Neves (2008) entre outros, que discutem as relações de gênero, concebendo as crianças e a(s) a infância(s) contextualizada em sua existência social, cultural e histórica. O levantamento bibliográfico proporcionou maior familiaridade com o tema. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação, anotações no caderno de campo e registros fotográficos. Por entender que a divisão de gêneros não é natural e perceber como essa divisão demarca os espaços que cada gênero ocupa na sociedade, correspondendo às expectativas do que se considera do gênero masculino e do gênero feminino, este trabalho buscou contribuir para ampliar, no ambiente escolar, as discussões sobre a importância de se adotar uma perspectiva que fortaleça a construção de uma sociedade menos dicotômica entre o que se concebe como ser/fazer de mulher e como ser/fazer de homem.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Docência na Educação InfantilUFMGPatrícia Barros Soares Batistahttp://lattes.cnpq.br/7131069315861278Maria Carolina da Silva CaldeiraJoilma Silva Santos2023-01-04T22:02:21Z2023-01-04T22:02:21Z2015-11-28Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/48675porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-01-04T22:02:21Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/48675Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-01-04T22:02:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações de gênero na educação infantil
title As relações de gênero na educação infantil
spellingShingle As relações de gênero na educação infantil
Joilma Silva Santos
Relações de gênero
Educação infantil
Brincadeiras
title_short As relações de gênero na educação infantil
title_full As relações de gênero na educação infantil
title_fullStr As relações de gênero na educação infantil
title_full_unstemmed As relações de gênero na educação infantil
title_sort As relações de gênero na educação infantil
author Joilma Silva Santos
author_facet Joilma Silva Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrícia Barros Soares Batista
http://lattes.cnpq.br/7131069315861278
Maria Carolina da Silva Caldeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Joilma Silva Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero
Educação infantil
Brincadeiras
topic Relações de gênero
Educação infantil
Brincadeiras
description Este estudo tem como objetivo geral analisar as relações de gênero presentes no dia a dia das crianças de 4/5 anos inseridas num contexto de Educação Infantil por meio da observação das atividades externas à sala de aula, sobretudo, nas brincadeiras infantis. O trabalho se configura como um estudo de abordagem qualitativa que discute aspectos que dizem respeito às relações de gênero na Educação Infantil. Como percurso teórico, inicialmente realizou se um levantamento bibliográfico, baseado na literatura que versa sobre o tema, visitando os autores como Corsaro (1995), Goobi (1997), Finco (2004) e Neves (2008) entre outros, que discutem as relações de gênero, concebendo as crianças e a(s) a infância(s) contextualizada em sua existência social, cultural e histórica. O levantamento bibliográfico proporcionou maior familiaridade com o tema. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação, anotações no caderno de campo e registros fotográficos. Por entender que a divisão de gêneros não é natural e perceber como essa divisão demarca os espaços que cada gênero ocupa na sociedade, correspondendo às expectativas do que se considera do gênero masculino e do gênero feminino, este trabalho buscou contribuir para ampliar, no ambiente escolar, as discussões sobre a importância de se adotar uma perspectiva que fortaleça a construção de uma sociedade menos dicotômica entre o que se concebe como ser/fazer de mulher e como ser/fazer de homem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-28
2023-01-04T22:02:21Z
2023-01-04T22:02:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48675
url http://hdl.handle.net/1843/48675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829753623052288