A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Francisco Ari
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rebouças, Aline de Oliveira, Oliveira, Renata Tavares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9556
Resumo: O presente estudo apresenta o relato de uma prática docente inclusiva de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autismo - TEA, por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE, numa escola pública municipal de Fortaleza. O desenvolvimento desse estudo se deu a partir da observação da vivência em sala de aula, no processo de escolarização de sujeitos portadores de TEA. Respeitando os princípios éticos da pesquisa acadêmica, de cunho qualitativo, o estudo se desenvolveu com as seguintes abordagens: estudo bibliográfico, documental e análise das vivências em sala de aula. As informações foram analisadas como estudo de caso. A relevância desse estudo está em possibilitar uma compreensão de como se dá o processo ensino aprendizagem de alunos portadores de TEA, numa sala de aula do ensino fundamental, destacando-se a prática docente colaborativa à inclusão educacional.
id FURG-2_428f3405fc49b2af1d0c4416ec240e4a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9556
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICAeducação – deficiência - inclusãoEducação InclusivaO presente estudo apresenta o relato de uma prática docente inclusiva de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autismo - TEA, por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE, numa escola pública municipal de Fortaleza. O desenvolvimento desse estudo se deu a partir da observação da vivência em sala de aula, no processo de escolarização de sujeitos portadores de TEA. Respeitando os princípios éticos da pesquisa acadêmica, de cunho qualitativo, o estudo se desenvolveu com as seguintes abordagens: estudo bibliográfico, documental e análise das vivências em sala de aula. As informações foram analisadas como estudo de caso. A relevância desse estudo está em possibilitar uma compreensão de como se dá o processo ensino aprendizagem de alunos portadores de TEA, numa sala de aula do ensino fundamental, destacando-se a prática docente colaborativa à inclusão educacional.Universidade Federal do Rio Grande2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/955610.14295/momento.v30i02.9556Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 261-279Momento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 261-2792316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9556/9032Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Francisco AriRebouças, Aline de OliveiraOliveira, Renata Tavares de2021-12-21T22:17:33Zoai:periodicos.furg.br:article/9556Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-12-21T22:17:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA
title A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA
spellingShingle A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA
Andrade, Francisco Ari
educação – deficiência - inclusão
Educação Inclusiva
title_short A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA
title_full A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA
title_fullStr A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA
title_full_unstemmed A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA
title_sort A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA
author Andrade, Francisco Ari
author_facet Andrade, Francisco Ari
Rebouças, Aline de Oliveira
Oliveira, Renata Tavares de
author_role author
author2 Rebouças, Aline de Oliveira
Oliveira, Renata Tavares de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Francisco Ari
Rebouças, Aline de Oliveira
Oliveira, Renata Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv educação – deficiência - inclusão
Educação Inclusiva
topic educação – deficiência - inclusão
Educação Inclusiva
description O presente estudo apresenta o relato de uma prática docente inclusiva de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autismo - TEA, por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE, numa escola pública municipal de Fortaleza. O desenvolvimento desse estudo se deu a partir da observação da vivência em sala de aula, no processo de escolarização de sujeitos portadores de TEA. Respeitando os princípios éticos da pesquisa acadêmica, de cunho qualitativo, o estudo se desenvolveu com as seguintes abordagens: estudo bibliográfico, documental e análise das vivências em sala de aula. As informações foram analisadas como estudo de caso. A relevância desse estudo está em possibilitar uma compreensão de como se dá o processo ensino aprendizagem de alunos portadores de TEA, numa sala de aula do ensino fundamental, destacando-se a prática docente colaborativa à inclusão educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9556
10.14295/momento.v30i02.9556
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9556
identifier_str_mv 10.14295/momento.v30i02.9556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9556/9032
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 261-279
Momento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 261-279
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250330656768