A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.14295/momento.v28i1.7847 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7847 |
Resumo: | O artigo propõe analisar a atividade de docentes de direitos humanos em escolas de Caruaru/PE na promoção de educação em e para os Direitos Humanos (DH), no fortalecimento do combate ao racismo e à LGBTfobia via uma prática pedagógica antibullying. Utiliza-se a Análise de Conteúdo e as técnicas: conversas informais, observação e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi investigar como duas escolas de Referências do Ensino Médio promovem uma educação em e para os DH. Como resultado, compreende-se que os docentes promoviam timidamente uma prática pedagógica que problematizava as subalternidades interseccionais - os marcadores sociais da diferença. Entretanto, suas ações contra o bullying misógino, LGBTfóbico e racista nas escolas ainda é frágil e sem uma formação profissional tanto inicial e como continuada. Assim, faz-se urgente uma profissionalização do professor do componente curricular de DH. |
id |
FURG-2_4687b51c19461f9c09c9e25c454a3355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7847 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
spelling |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullyingEducaçãoInterseccionalidadeBullyingPrática Pedagógica do ensino de Direitos Humanosinterseccionalidade e pedagogia antibullyingO artigo propõe analisar a atividade de docentes de direitos humanos em escolas de Caruaru/PE na promoção de educação em e para os Direitos Humanos (DH), no fortalecimento do combate ao racismo e à LGBTfobia via uma prática pedagógica antibullying. Utiliza-se a Análise de Conteúdo e as técnicas: conversas informais, observação e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi investigar como duas escolas de Referências do Ensino Médio promovem uma educação em e para os DH. Como resultado, compreende-se que os docentes promoviam timidamente uma prática pedagógica que problematizava as subalternidades interseccionais - os marcadores sociais da diferença. Entretanto, suas ações contra o bullying misógino, LGBTfóbico e racista nas escolas ainda é frágil e sem uma formação profissional tanto inicial e como continuada. Assim, faz-se urgente uma profissionalização do professor do componente curricular de DH.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/784710.14295/momento.v28i1.7847Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 328-348Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 328-3482316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7847/5797Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Miranda, Marcelo Henrique GonçalvesLima, Larissa Suellen Gomes Andrade de2019-04-26T16:00:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7847Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying |
title |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying |
spellingShingle |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying de Miranda, Marcelo Henrique Gonçalves Educação Interseccionalidade Bullying Prática Pedagógica do ensino de Direitos Humanos interseccionalidade e pedagogia antibullying de Miranda, Marcelo Henrique Gonçalves Educação Interseccionalidade Bullying Prática Pedagógica do ensino de Direitos Humanos interseccionalidade e pedagogia antibullying |
title_short |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying |
title_full |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying |
title_fullStr |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying |
title_sort |
A prática pedagógica dos direitos humanos: marcadores sociais da diferença e o combate ao bullying |
author |
de Miranda, Marcelo Henrique Gonçalves |
author_facet |
de Miranda, Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Marcelo Henrique Gonçalves Lima, Larissa Suellen Gomes Andrade de Lima, Larissa Suellen Gomes Andrade de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Larissa Suellen Gomes Andrade de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Miranda, Marcelo Henrique Gonçalves Lima, Larissa Suellen Gomes Andrade de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Interseccionalidade Bullying Prática Pedagógica do ensino de Direitos Humanos interseccionalidade e pedagogia antibullying |
topic |
Educação Interseccionalidade Bullying Prática Pedagógica do ensino de Direitos Humanos interseccionalidade e pedagogia antibullying |
description |
O artigo propõe analisar a atividade de docentes de direitos humanos em escolas de Caruaru/PE na promoção de educação em e para os Direitos Humanos (DH), no fortalecimento do combate ao racismo e à LGBTfobia via uma prática pedagógica antibullying. Utiliza-se a Análise de Conteúdo e as técnicas: conversas informais, observação e entrevistas semiestruturadas. O objetivo geral foi investigar como duas escolas de Referências do Ensino Médio promovem uma educação em e para os DH. Como resultado, compreende-se que os docentes promoviam timidamente uma prática pedagógica que problematizava as subalternidades interseccionais - os marcadores sociais da diferença. Entretanto, suas ações contra o bullying misógino, LGBTfóbico e racista nas escolas ainda é frágil e sem uma formação profissional tanto inicial e como continuada. Assim, faz-se urgente uma profissionalização do professor do componente curricular de DH. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7847 10.14295/momento.v28i1.7847 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7847 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.7847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7847/5797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 328-348 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 328-348 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1822176317429252096 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.7847 |