Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473 |
Resumo: | A partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes. |
id |
FURG-2_4b02e02e5e48084af3a214af81ff2efb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5473 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do CampoPesquisa-açãoAlfabetização e LetramentoFormação de professoresalfabetização e letramento na educação do campoA partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/547310.14295/momento.v26i1.5473Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 96-117Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 96-1172316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473/4591Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Vanessa GonçalvesPadilha, Andréa wahlbrinkPaludo, Conceição2017-07-15T20:10:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5473Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo |
title |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo |
spellingShingle |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo Dias, Vanessa Gonçalves Pesquisa-ação Alfabetização e Letramento Formação de professores alfabetização e letramento na educação do campo |
title_short |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo |
title_full |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo |
title_fullStr |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo |
title_full_unstemmed |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo |
title_sort |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo |
author |
Dias, Vanessa Gonçalves |
author_facet |
Dias, Vanessa Gonçalves Padilha, Andréa wahlbrink Paludo, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Padilha, Andréa wahlbrink Paludo, Conceição |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Vanessa Gonçalves Padilha, Andréa wahlbrink Paludo, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação Alfabetização e Letramento Formação de professores alfabetização e letramento na educação do campo |
topic |
Pesquisa-ação Alfabetização e Letramento Formação de professores alfabetização e letramento na educação do campo |
description |
A partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473 10.14295/momento.v26i1.5473 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i1.5473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473/4591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 96-117 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 96-117 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870253985792 |