Caminhos da organização temporal da alfabetização: da institucionalização escolar ao PNAIC
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5047 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões sobre elementos de permanência de políticas de alfabetização que permitem estabelecer relações entre o processo de institucionalização da educação, pela Reforma Dória de 1920, e a perspectiva de alfabetização em ciclos, presente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Analisam-se documentos que tratam do processo de, progressivamente, tornar a educação uma prática institucional escolar e as especificidades desse fator na alfabetização; documentos orientadores do PNAIC; e dados de entrevistas realizadas com vinte alfabetizadoras participantes do PNAIC, no município de Xaxim/SC. A análise possibilitou identificar fatores da alfabetização em ciclos e aponta que, mesmo, parecendo inovadora, a proposta de alfabetização do PNAIC repete parâmetros da institucionalização e da reforma Dória que centraram seu foco na reestruturação do tempo destinado à alfabetização. |
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