Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Adenir Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante, Sousa, Nilcelio Sacramento de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074
Resumo: As transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização.
id FURG-2_6434072ad5ff7133dc2083349f177f3f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8074
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professorasEscola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente.Mudanças Sociais e Formação de ProfessoresAs transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/807410.14295/momento.v28i1.8074Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 349-366Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 349-3662316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074/5798https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074/8107Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Adenir CarvalhoSilva, Jerônimo Jorge CavalcanteSousa, Nilcelio Sacramento de2019-06-19T17:24:00Zoai:periodicos.furg.br:article/8074Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-06-19T17:24Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
title Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
spellingShingle Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
Rodrigues, Adenir Carvalho
Escola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente.
Mudanças Sociais e Formação de Professores
title_short Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
title_full Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
title_fullStr Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
title_full_unstemmed Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
title_sort Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
author Rodrigues, Adenir Carvalho
author_facet Rodrigues, Adenir Carvalho
Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante
Sousa, Nilcelio Sacramento de
author_role author
author2 Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante
Sousa, Nilcelio Sacramento de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Adenir Carvalho
Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante
Sousa, Nilcelio Sacramento de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente.
Mudanças Sociais e Formação de Professores
topic Escola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente.
Mudanças Sociais e Formação de Professores
description As transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074
10.14295/momento.v28i1.8074
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i1.8074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074/5798
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074/8107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 349-366
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 349-366
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249881866240