Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074 |
Resumo: | As transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização. |
id |
FURG-2_6434072ad5ff7133dc2083349f177f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8074 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professorasEscola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente.Mudanças Sociais e Formação de ProfessoresAs transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/807410.14295/momento.v28i1.8074Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 349-366Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 349-3662316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074/5798https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074/8107Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Adenir CarvalhoSilva, Jerônimo Jorge CavalcanteSousa, Nilcelio Sacramento de2019-06-19T17:24:00Zoai:periodicos.furg.br:article/8074Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-06-19T17:24Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras |
title |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras |
spellingShingle |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras Rodrigues, Adenir Carvalho Escola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente. Mudanças Sociais e Formação de Professores |
title_short |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras |
title_full |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras |
title_fullStr |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras |
title_full_unstemmed |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras |
title_sort |
Mudanças sociais e mal-estar docente: escola, passado e presente e novas exigências para os professores e professoras |
author |
Rodrigues, Adenir Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Adenir Carvalho Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante Sousa, Nilcelio Sacramento de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante Sousa, Nilcelio Sacramento de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Adenir Carvalho Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante Sousa, Nilcelio Sacramento de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente. Mudanças Sociais e Formação de Professores |
topic |
Escola e mudanças sociais. Mal- estar docente. Formação continuada docente. Mudanças Sociais e Formação de Professores |
description |
As transformações sociais, políticas e econômicas mudam substancialmente as concepções e os paradigmas educacionais, mudando com isso a visão e o valor que se dá aos agentes centrais do processo educativo. Este estudo teve como objetivo conhecer o processo de mudança que afeta os sistemas escolares a partir das várias reformas empreendidas e das consequências para a imagem, valores sociais e profissionais dos professores, enfatizando o conceito e as exigências de formação continuada. A metodologia utilizada contou com a pesquisa bibliográfica com uso de referenciais teóricos fundamentais para sustentar as discussões. As mudanças sociais vêm imprimindo à escola exigências e responsabilidades as quais sobrecarregaram os professores de várias formas fazendo aparecer o mal-estar docente, causando desconforto aos profissionais da educação, exigindo novas competências e reflexões no campo da profissionalização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074 10.14295/momento.v28i1.8074 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.8074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074/5798 https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8074/8107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 349-366 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 349-366 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249881866240 |