Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Júnior, Paulo Melgaço
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123
Resumo: Este artigo aborda alguns modos com os quais os alunos da educação infantil co-constroem e vivenciam por meio de jogos e brincadeiras suas masculinidades. Assim me aproprio do Estudo de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos Winnicottianos para discutir como os alunos de uma creche localizada em uma comunidade no 1º Distrito de Duque de Caxias constroem e revelam no cotidiano escolar suas masculinidades, apoiados neste discurso. Assim, apresento e discuto 3 interações cotidianas entre alunos/as. Defendo a sua importância deste estudo uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos. Será nessas instituições que as relações de poder entre homens e mulheres, meninos e meninas se darão com grande intensidade, pelo discurso e por práticas de regulação de corpos e desejos. Dentre algumas conclusões pude verificar que nesta faixa etária os jogos e brincadeiras de faz de conta simulam situações reais, nas quais, por meio de personagens fictícios, as crianças criam um mundo imaginário sustentado por elementos reais. Com isso, por meio de jogos/brincadeiras os meninos buscam diversos caminhos para se construirem como homens.
id FURG-2_6bdd6e212ac4d54f78c3aa25c99b4b0d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6123
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação InfantilMasculinidadessexualidadesjogos/brincadeiraseducação infantilEste artigo aborda alguns modos com os quais os alunos da educação infantil co-constroem e vivenciam por meio de jogos e brincadeiras suas masculinidades. Assim me aproprio do Estudo de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos Winnicottianos para discutir como os alunos de uma creche localizada em uma comunidade no 1º Distrito de Duque de Caxias constroem e revelam no cotidiano escolar suas masculinidades, apoiados neste discurso. Assim, apresento e discuto 3 interações cotidianas entre alunos/as. Defendo a sua importância deste estudo uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos. Será nessas instituições que as relações de poder entre homens e mulheres, meninos e meninas se darão com grande intensidade, pelo discurso e por práticas de regulação de corpos e desejos. Dentre algumas conclusões pude verificar que nesta faixa etária os jogos e brincadeiras de faz de conta simulam situações reais, nas quais, por meio de personagens fictícios, as crianças criam um mundo imaginário sustentado por elementos reais. Com isso, por meio de jogos/brincadeiras os meninos buscam diversos caminhos para se construirem como homens.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 257-272Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 257-2722316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123/3937Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Júnior, Paulo Melgaço2018-05-08T14:47:37Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6123Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:37Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
title Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
spellingShingle Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
da Silva Júnior, Paulo Melgaço
Masculinidades
sexualidades
jogos/brincadeiras
educação infantil
title_short Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
title_full Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
title_fullStr Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
title_full_unstemmed Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
title_sort Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
author da Silva Júnior, Paulo Melgaço
author_facet da Silva Júnior, Paulo Melgaço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Júnior, Paulo Melgaço
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidades
sexualidades
jogos/brincadeiras
educação infantil
topic Masculinidades
sexualidades
jogos/brincadeiras
educação infantil
description Este artigo aborda alguns modos com os quais os alunos da educação infantil co-constroem e vivenciam por meio de jogos e brincadeiras suas masculinidades. Assim me aproprio do Estudo de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos Winnicottianos para discutir como os alunos de uma creche localizada em uma comunidade no 1º Distrito de Duque de Caxias constroem e revelam no cotidiano escolar suas masculinidades, apoiados neste discurso. Assim, apresento e discuto 3 interações cotidianas entre alunos/as. Defendo a sua importância deste estudo uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos. Será nessas instituições que as relações de poder entre homens e mulheres, meninos e meninas se darão com grande intensidade, pelo discurso e por práticas de regulação de corpos e desejos. Dentre algumas conclusões pude verificar que nesta faixa etária os jogos e brincadeiras de faz de conta simulam situações reais, nas quais, por meio de personagens fictícios, as crianças criam um mundo imaginário sustentado por elementos reais. Com isso, por meio de jogos/brincadeiras os meninos buscam diversos caminhos para se construirem como homens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123/3937
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 257-272
Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 257-272
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870309560320