Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123 |
Resumo: | Este artigo aborda alguns modos com os quais os alunos da educação infantil co-constroem e vivenciam por meio de jogos e brincadeiras suas masculinidades. Assim me aproprio do Estudo de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos Winnicottianos para discutir como os alunos de uma creche localizada em uma comunidade no 1º Distrito de Duque de Caxias constroem e revelam no cotidiano escolar suas masculinidades, apoiados neste discurso. Assim, apresento e discuto 3 interações cotidianas entre alunos/as. Defendo a sua importância deste estudo uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos. Será nessas instituições que as relações de poder entre homens e mulheres, meninos e meninas se darão com grande intensidade, pelo discurso e por práticas de regulação de corpos e desejos. Dentre algumas conclusões pude verificar que nesta faixa etária os jogos e brincadeiras de faz de conta simulam situações reais, nas quais, por meio de personagens fictícios, as crianças criam um mundo imaginário sustentado por elementos reais. Com isso, por meio de jogos/brincadeiras os meninos buscam diversos caminhos para se construirem como homens. |
id |
FURG-2_6bdd6e212ac4d54f78c3aa25c99b4b0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6123 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação InfantilMasculinidadessexualidadesjogos/brincadeiraseducação infantilEste artigo aborda alguns modos com os quais os alunos da educação infantil co-constroem e vivenciam por meio de jogos e brincadeiras suas masculinidades. Assim me aproprio do Estudo de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos Winnicottianos para discutir como os alunos de uma creche localizada em uma comunidade no 1º Distrito de Duque de Caxias constroem e revelam no cotidiano escolar suas masculinidades, apoiados neste discurso. Assim, apresento e discuto 3 interações cotidianas entre alunos/as. Defendo a sua importância deste estudo uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos. Será nessas instituições que as relações de poder entre homens e mulheres, meninos e meninas se darão com grande intensidade, pelo discurso e por práticas de regulação de corpos e desejos. Dentre algumas conclusões pude verificar que nesta faixa etária os jogos e brincadeiras de faz de conta simulam situações reais, nas quais, por meio de personagens fictícios, as crianças criam um mundo imaginário sustentado por elementos reais. Com isso, por meio de jogos/brincadeiras os meninos buscam diversos caminhos para se construirem como homens.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 257-272Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 257-2722316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123/3937Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Júnior, Paulo Melgaço2018-05-08T14:47:37Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6123Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:37Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil |
title |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil |
spellingShingle |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil da Silva Júnior, Paulo Melgaço Masculinidades sexualidades jogos/brincadeiras educação infantil |
title_short |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil |
title_full |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil |
title_fullStr |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil |
title_sort |
Entre jogos e brincadeiras se produzem os homens do amanhã: reflexões sobre o processo de construção das masculinidades na Educação Infantil |
author |
da Silva Júnior, Paulo Melgaço |
author_facet |
da Silva Júnior, Paulo Melgaço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Júnior, Paulo Melgaço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Masculinidades sexualidades jogos/brincadeiras educação infantil |
topic |
Masculinidades sexualidades jogos/brincadeiras educação infantil |
description |
Este artigo aborda alguns modos com os quais os alunos da educação infantil co-constroem e vivenciam por meio de jogos e brincadeiras suas masculinidades. Assim me aproprio do Estudo de Gênero, dos Estudos Culturais e dos Estudos Winnicottianos para discutir como os alunos de uma creche localizada em uma comunidade no 1º Distrito de Duque de Caxias constroem e revelam no cotidiano escolar suas masculinidades, apoiados neste discurso. Assim, apresento e discuto 3 interações cotidianas entre alunos/as. Defendo a sua importância deste estudo uma vez que a escola constitui um local privilegiado para que meninos e meninas aprendam as possibilidades de ser masculinos e femininos. Será nessas instituições que as relações de poder entre homens e mulheres, meninos e meninas se darão com grande intensidade, pelo discurso e por práticas de regulação de corpos e desejos. Dentre algumas conclusões pude verificar que nesta faixa etária os jogos e brincadeiras de faz de conta simulam situações reais, nas quais, por meio de personagens fictícios, as crianças criam um mundo imaginário sustentado por elementos reais. Com isso, por meio de jogos/brincadeiras os meninos buscam diversos caminhos para se construirem como homens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6123/3937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 257-272 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 257-272 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870309560320 |