Reflexões sobre música, televisão e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinoff, Eliane Hilario da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Sarita Raquel Belo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290
Resumo: Observa-se que atualmente a televisão está presente nos hábitos cotidianos de crianças e jovens, exercendo um papel formador- em termos de atitudes, vestimentas, vocabulário, repertório musical, entre outros aspectos -, sobre o qual a escola deve refletir. Esse estudo de natureza bibliográfica, tendo como aporte teórico Gardner (1999) e Magalhães (2003, 2007) objetiva refletir a respeito da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças nas décadas de 1960, 1970 e 1980, no que tange à cultura musical e o ensino de música na escola pública brasileira nesse período e suas possíveis consequências para os dias atuais. Concluiu-se que é importante saber utilizar o que a criança traz consigo em termos de repertório musical, pois a fruição da música está sujeita a diferentes mediações e a escola pode vir a ser o lugar de construção de um conhecimento significativo e reflexivo sobre a música presente no cotidiano.
id FURG-2_7a11499f67e9d0de064c0aee6931dfd3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7290
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre música, televisão e EducaçãoTelevisão e educaçãoensino de músicacotidiano escolar.Relações entre a música veiculada pela televisão e seu ensino na escola pública brasileira na atualidadeObserva-se que atualmente a televisão está presente nos hábitos cotidianos de crianças e jovens, exercendo um papel formador- em termos de atitudes, vestimentas, vocabulário, repertório musical, entre outros aspectos -, sobre o qual a escola deve refletir. Esse estudo de natureza bibliográfica, tendo como aporte teórico Gardner (1999) e Magalhães (2003, 2007) objetiva refletir a respeito da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças nas décadas de 1960, 1970 e 1980, no que tange à cultura musical e o ensino de música na escola pública brasileira nesse período e suas possíveis consequências para os dias atuais. Concluiu-se que é importante saber utilizar o que a criança traz consigo em termos de repertório musical, pois a fruição da música está sujeita a diferentes mediações e a escola pode vir a ser o lugar de construção de um conhecimento significativo e reflexivo sobre a música presente no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/729010.14295/momento.v26i2.7290Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 183-203Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 183-2032316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290/5004Martinoff, Eliane Hilario da SilvaFerreira, Sarita Raquel Beloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:periodicos.furg.br:article/7290Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre música, televisão e Educação
title Reflexões sobre música, televisão e Educação
spellingShingle Reflexões sobre música, televisão e Educação
Martinoff, Eliane Hilario da Silva
Televisão e educação
ensino de música
cotidiano escolar.
Relações entre a música veiculada pela televisão e seu ensino na escola pública brasileira na atualidade
title_short Reflexões sobre música, televisão e Educação
title_full Reflexões sobre música, televisão e Educação
title_fullStr Reflexões sobre música, televisão e Educação
title_full_unstemmed Reflexões sobre música, televisão e Educação
title_sort Reflexões sobre música, televisão e Educação
author Martinoff, Eliane Hilario da Silva
author_facet Martinoff, Eliane Hilario da Silva
Ferreira, Sarita Raquel Belo
author_role author
author2 Ferreira, Sarita Raquel Belo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinoff, Eliane Hilario da Silva
Ferreira, Sarita Raquel Belo
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão e educação
ensino de música
cotidiano escolar.
Relações entre a música veiculada pela televisão e seu ensino na escola pública brasileira na atualidade
topic Televisão e educação
ensino de música
cotidiano escolar.
Relações entre a música veiculada pela televisão e seu ensino na escola pública brasileira na atualidade
description Observa-se que atualmente a televisão está presente nos hábitos cotidianos de crianças e jovens, exercendo um papel formador- em termos de atitudes, vestimentas, vocabulário, repertório musical, entre outros aspectos -, sobre o qual a escola deve refletir. Esse estudo de natureza bibliográfica, tendo como aporte teórico Gardner (1999) e Magalhães (2003, 2007) objetiva refletir a respeito da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças nas décadas de 1960, 1970 e 1980, no que tange à cultura musical e o ensino de música na escola pública brasileira nesse período e suas possíveis consequências para os dias atuais. Concluiu-se que é importante saber utilizar o que a criança traz consigo em termos de repertório musical, pois a fruição da música está sujeita a diferentes mediações e a escola pode vir a ser o lugar de construção de um conhecimento significativo e reflexivo sobre a música presente no cotidiano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290
10.14295/momento.v26i2.7290
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i2.7290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290/5004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 183-203
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 183-203
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249795883008