Reflexões sobre música, televisão e Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290 |
Resumo: | Observa-se que atualmente a televisão está presente nos hábitos cotidianos de crianças e jovens, exercendo um papel formador- em termos de atitudes, vestimentas, vocabulário, repertório musical, entre outros aspectos -, sobre o qual a escola deve refletir. Esse estudo de natureza bibliográfica, tendo como aporte teórico Gardner (1999) e Magalhães (2003, 2007) objetiva refletir a respeito da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças nas décadas de 1960, 1970 e 1980, no que tange à cultura musical e o ensino de música na escola pública brasileira nesse período e suas possíveis consequências para os dias atuais. Concluiu-se que é importante saber utilizar o que a criança traz consigo em termos de repertório musical, pois a fruição da música está sujeita a diferentes mediações e a escola pode vir a ser o lugar de construção de um conhecimento significativo e reflexivo sobre a música presente no cotidiano. |
id |
FURG-2_7a11499f67e9d0de064c0aee6931dfd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7290 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre música, televisão e EducaçãoTelevisão e educaçãoensino de músicacotidiano escolar.Relações entre a música veiculada pela televisão e seu ensino na escola pública brasileira na atualidadeObserva-se que atualmente a televisão está presente nos hábitos cotidianos de crianças e jovens, exercendo um papel formador- em termos de atitudes, vestimentas, vocabulário, repertório musical, entre outros aspectos -, sobre o qual a escola deve refletir. Esse estudo de natureza bibliográfica, tendo como aporte teórico Gardner (1999) e Magalhães (2003, 2007) objetiva refletir a respeito da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças nas décadas de 1960, 1970 e 1980, no que tange à cultura musical e o ensino de música na escola pública brasileira nesse período e suas possíveis consequências para os dias atuais. Concluiu-se que é importante saber utilizar o que a criança traz consigo em termos de repertório musical, pois a fruição da música está sujeita a diferentes mediações e a escola pode vir a ser o lugar de construção de um conhecimento significativo e reflexivo sobre a música presente no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/729010.14295/momento.v26i2.7290Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 183-203Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 183-2032316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290/5004Martinoff, Eliane Hilario da SilvaFerreira, Sarita Raquel Beloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:periodicos.furg.br:article/7290Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre música, televisão e Educação |
title |
Reflexões sobre música, televisão e Educação |
spellingShingle |
Reflexões sobre música, televisão e Educação Martinoff, Eliane Hilario da Silva Televisão e educação ensino de música cotidiano escolar. Relações entre a música veiculada pela televisão e seu ensino na escola pública brasileira na atualidade |
title_short |
Reflexões sobre música, televisão e Educação |
title_full |
Reflexões sobre música, televisão e Educação |
title_fullStr |
Reflexões sobre música, televisão e Educação |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre música, televisão e Educação |
title_sort |
Reflexões sobre música, televisão e Educação |
author |
Martinoff, Eliane Hilario da Silva |
author_facet |
Martinoff, Eliane Hilario da Silva Ferreira, Sarita Raquel Belo |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Sarita Raquel Belo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinoff, Eliane Hilario da Silva Ferreira, Sarita Raquel Belo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão e educação ensino de música cotidiano escolar. Relações entre a música veiculada pela televisão e seu ensino na escola pública brasileira na atualidade |
topic |
Televisão e educação ensino de música cotidiano escolar. Relações entre a música veiculada pela televisão e seu ensino na escola pública brasileira na atualidade |
description |
Observa-se que atualmente a televisão está presente nos hábitos cotidianos de crianças e jovens, exercendo um papel formador- em termos de atitudes, vestimentas, vocabulário, repertório musical, entre outros aspectos -, sobre o qual a escola deve refletir. Esse estudo de natureza bibliográfica, tendo como aporte teórico Gardner (1999) e Magalhães (2003, 2007) objetiva refletir a respeito da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças nas décadas de 1960, 1970 e 1980, no que tange à cultura musical e o ensino de música na escola pública brasileira nesse período e suas possíveis consequências para os dias atuais. Concluiu-se que é importante saber utilizar o que a criança traz consigo em termos de repertório musical, pois a fruição da música está sujeita a diferentes mediações e a escola pode vir a ser o lugar de construção de um conhecimento significativo e reflexivo sobre a música presente no cotidiano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290 10.14295/momento.v26i2.7290 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i2.7290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7290/5004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 183-203 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 183-203 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249795883008 |