A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583 |
Resumo: | O presente texto apresenta resultados de uma investigação produzida a partir da inspiração em autores pós-estruturalistas, que tem por objetivo analisar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade neoliberal. Para as discussões aqui apresentadas tomamos como materialidade analítica entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas da rede pública de ensino que possuem alunos em processo de inclusão escolar. Ao trabalharmos em tais entrevistas, visualizamos nos discursos dos professores a operação de práticas que produzem os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais. Tais práticas ao provocarem como efeito ações de exclusão por inclusão na escola podem resultar na manutenção desses sujeitos em condições desiguais de concorrência nas tramas do jogo econômico da sociedade neoliberal. |
id |
FURG-2_823040f167e2317a10e983e93ebfa75b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9583 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberaisInclusão. Normalidade. Neoliberalismo.Produção de discursiva sobre alunos em processo de inclusão escolar.O presente texto apresenta resultados de uma investigação produzida a partir da inspiração em autores pós-estruturalistas, que tem por objetivo analisar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade neoliberal. Para as discussões aqui apresentadas tomamos como materialidade analítica entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas da rede pública de ensino que possuem alunos em processo de inclusão escolar. Ao trabalharmos em tais entrevistas, visualizamos nos discursos dos professores a operação de práticas que produzem os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais. Tais práticas ao provocarem como efeito ações de exclusão por inclusão na escola podem resultar na manutenção desses sujeitos em condições desiguais de concorrência nas tramas do jogo econômico da sociedade neoliberal.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/958310.14295/momento.v29i1.9583Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 88-105Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 88-1052316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583/7602Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Denise Ferreirade Menezes, Eliana Pereira2021-07-22T03:47:01Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9583Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-07-22T03:47:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais |
title |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais |
spellingShingle |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais da Rosa, Denise Ferreira Inclusão. Normalidade. Neoliberalismo. Produção de discursiva sobre alunos em processo de inclusão escolar. |
title_short |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais |
title_full |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais |
title_fullStr |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais |
title_full_unstemmed |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais |
title_sort |
A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais |
author |
da Rosa, Denise Ferreira |
author_facet |
da Rosa, Denise Ferreira de Menezes, Eliana Pereira |
author_role |
author |
author2 |
de Menezes, Eliana Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rosa, Denise Ferreira de Menezes, Eliana Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Normalidade. Neoliberalismo. Produção de discursiva sobre alunos em processo de inclusão escolar. |
topic |
Inclusão. Normalidade. Neoliberalismo. Produção de discursiva sobre alunos em processo de inclusão escolar. |
description |
O presente texto apresenta resultados de uma investigação produzida a partir da inspiração em autores pós-estruturalistas, que tem por objetivo analisar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade neoliberal. Para as discussões aqui apresentadas tomamos como materialidade analítica entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas da rede pública de ensino que possuem alunos em processo de inclusão escolar. Ao trabalharmos em tais entrevistas, visualizamos nos discursos dos professores a operação de práticas que produzem os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais. Tais práticas ao provocarem como efeito ações de exclusão por inclusão na escola podem resultar na manutenção desses sujeitos em condições desiguais de concorrência nas tramas do jogo econômico da sociedade neoliberal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583 10.14295/momento.v29i1.9583 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i1.9583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583/7602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 88-105 Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 88-105 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871313047552 |