INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3478 |
Resumo: | Este artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Jaboatão dos Guararapes-PE e confronta o discurso legal e prática pedagógica inclusiva na escola, sob a perspectiva de profissionais e pais de alunos com deficiência. Trata-se de um fragmento de um estudo de caso qualitativo em que foram entrevistados 32 sujeitos. Fez-se uso de entrevistas associativas, que foram processadas analisadas com o auxílio do software Alceste. Os resultados indicaram que profissionais e pais de alunos com deficiência não legitimam o discurso legal sobre inclusão porque as condições para efetivá-lo não são asseguradas. Segundo os entrevistados, as mínimas condições de infraestrutura escolar, de acesso e de trabalho não são garantidas o que compromete a possibilidade de aprendizagem. Portanto, o avanço da legislação não assegura por si só a inclusão do aluno com deficiência. |
id |
UESB-7_1d97b54f99e54accee65521b3ada74e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3478 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLADiscurso legalInclusãoAluno com deficiênciaEste artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Jaboatão dos Guararapes-PE e confronta o discurso legal e prática pedagógica inclusiva na escola, sob a perspectiva de profissionais e pais de alunos com deficiência. Trata-se de um fragmento de um estudo de caso qualitativo em que foram entrevistados 32 sujeitos. Fez-se uso de entrevistas associativas, que foram processadas analisadas com o auxílio do software Alceste. Os resultados indicaram que profissionais e pais de alunos com deficiência não legitimam o discurso legal sobre inclusão porque as condições para efetivá-lo não são asseguradas. Segundo os entrevistados, as mínimas condições de infraestrutura escolar, de acesso e de trabalho não são garantidas o que compromete a possibilidade de aprendizagem. Portanto, o avanço da legislação não assegura por si só a inclusão do aluno com deficiência.Edições UESB2017-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/347810.22481/praxis.v14i28.3478Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.418-437.Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.418-437.Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.418-437.2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3478/2887Machado, Laêda BezerraAlbuquerque, Ednéa RodriguesAlbuquerque, Lia Matos Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:15:07Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3478Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:15:07Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA |
title |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA |
spellingShingle |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA Machado, Laêda Bezerra Discurso legal Inclusão Aluno com deficiência |
title_short |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA |
title_full |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA |
title_fullStr |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA |
title_sort |
INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA:: O DISCURSO LEGAL E AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA |
author |
Machado, Laêda Bezerra |
author_facet |
Machado, Laêda Bezerra Albuquerque, Ednéa Rodrigues Albuquerque, Lia Matos Brito |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Ednéa Rodrigues Albuquerque, Lia Matos Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Laêda Bezerra Albuquerque, Ednéa Rodrigues Albuquerque, Lia Matos Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso legal Inclusão Aluno com deficiência |
topic |
Discurso legal Inclusão Aluno com deficiência |
description |
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Jaboatão dos Guararapes-PE e confronta o discurso legal e prática pedagógica inclusiva na escola, sob a perspectiva de profissionais e pais de alunos com deficiência. Trata-se de um fragmento de um estudo de caso qualitativo em que foram entrevistados 32 sujeitos. Fez-se uso de entrevistas associativas, que foram processadas analisadas com o auxílio do software Alceste. Os resultados indicaram que profissionais e pais de alunos com deficiência não legitimam o discurso legal sobre inclusão porque as condições para efetivá-lo não são asseguradas. Segundo os entrevistados, as mínimas condições de infraestrutura escolar, de acesso e de trabalho não são garantidas o que compromete a possibilidade de aprendizagem. Portanto, o avanço da legislação não assegura por si só a inclusão do aluno com deficiência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3478 10.22481/praxis.v14i28.3478 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3478 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i28.3478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3478/2887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.418-437. Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.418-437. Práxis Educacional; Vol. 14 No. 28 (2018): ABR/JUN. DOSSIÊ TEMÁTICO: Políticas de Formação Docente e seus Desafios na América Latina; p.418-437. 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816912482304 |