Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitoria, Zilma Romero
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36519
Resumo: Este trabalho traz reflexões de uma prática docente realizada no primeiro semestre do ano letivo de dois mil e dez em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola. Maria Edila da Silva Schmidt da Rede Municipal de são Leopoldo. Estas reflexões destacam diferentes questionamentos sobre ações e práticas proporcionadas através de estratégias elaboradas a partir do uso da Metodologia de Trabalhos com Projetos, bem como as transformações que estas ações acarretaram no cotidiano de sala de aula e no contexto que envolve conteúdos, aprendizagem democrática e autônoma. Durante esta prática de estágio as ações propostas aos alunos promoveram mudanças no cotidiano de sala de aula surgindo diferentes formas no aprender onde a coletividade, a socialização, o interesse e a preocupação em resolver diferentes questionamentos deram um maior siguinificado às descobertas e as experiências já existentes provocando um aprender repleto de curiosidades, idéias e muita criatividade. As reflexões que promoveram este trabalho fundamentaram-se nos processos de mudanças e de rupturas que aconteceram no meu fazer diário, pois o uso desta metodologia provocou um novo olhar diante de experiências que trazia anteriormente gerando novas possibilidades no planejar. Este trabalho revela uma releitura na forma de propor atividades e de como estas propostas foram entendidas no contexto de sala de aula levando os alunos que passivamente ficavam sentados em suas cadeiras enfileiradas a agirem em construção dos seus conhecimentos assumindo posturas que justificavam a ansiedade e o interesse em quererem responder a diferentes questões que davam siguinificado às coisas e fatos que faziam parte do contexto escolar e de seus cotidianos. Apresento também reflexões sobre um fazer didático que foi além dos muros da escola e que provocou na comunidade escolar um entender diferenciado a respeito do dia a dia de sala de aula. Este fazer diário revela olhares e posturas não só dos pais diante do aprendizado de seus filhos, mas também revela a visão da escola perante os movimentos gerados pelas atividades diferenciadas e pouco conteudistas. Através desta releitura e das reflexões feitas durante meu período de estágio destaco o entendimento que fiz a respeito de “como” e de que “forma” meu aluno quer aprender, destaco as inúmeras possibilidades que pude buscar desde o momento em que não mais deliberei atividades que os direcionassem às respostas de “como, onde e por que” as coisas e fatos acontecem em torno do mundo. Ao propor ações e subsídios para que pudessem produzir diferentes caminhos pude vê-los compondo um entender com significado e autonomia.
id UFRGS-2_3b95d8bd588ef4dfa14ef650f006db0d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36519
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vitoria, Zilma RomeroMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-01-18T01:20:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/36519000818207Este trabalho traz reflexões de uma prática docente realizada no primeiro semestre do ano letivo de dois mil e dez em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola. Maria Edila da Silva Schmidt da Rede Municipal de são Leopoldo. Estas reflexões destacam diferentes questionamentos sobre ações e práticas proporcionadas através de estratégias elaboradas a partir do uso da Metodologia de Trabalhos com Projetos, bem como as transformações que estas ações acarretaram no cotidiano de sala de aula e no contexto que envolve conteúdos, aprendizagem democrática e autônoma. Durante esta prática de estágio as ações propostas aos alunos promoveram mudanças no cotidiano de sala de aula surgindo diferentes formas no aprender onde a coletividade, a socialização, o interesse e a preocupação em resolver diferentes questionamentos deram um maior siguinificado às descobertas e as experiências já existentes provocando um aprender repleto de curiosidades, idéias e muita criatividade. As reflexões que promoveram este trabalho fundamentaram-se nos processos de mudanças e de rupturas que aconteceram no meu fazer diário, pois o uso desta metodologia provocou um novo olhar diante de experiências que trazia anteriormente gerando novas possibilidades no planejar. Este trabalho revela uma releitura na forma de propor atividades e de como estas propostas foram entendidas no contexto de sala de aula levando os alunos que passivamente ficavam sentados em suas cadeiras enfileiradas a agirem em construção dos seus conhecimentos assumindo posturas que justificavam a ansiedade e o interesse em quererem responder a diferentes questões que davam siguinificado às coisas e fatos que faziam parte do contexto escolar e de seus cotidianos. Apresento também reflexões sobre um fazer didático que foi além dos muros da escola e que provocou na comunidade escolar um entender diferenciado a respeito do dia a dia de sala de aula. Este fazer diário revela olhares e posturas não só dos pais diante do aprendizado de seus filhos, mas também revela a visão da escola perante os movimentos gerados pelas atividades diferenciadas e pouco conteudistas. Através desta releitura e das reflexões feitas durante meu período de estágio destaco o entendimento que fiz a respeito de “como” e de que “forma” meu aluno quer aprender, destaco as inúmeras possibilidades que pude buscar desde o momento em que não mais deliberei atividades que os direcionassem às respostas de “como, onde e por que” as coisas e fatos acontecem em torno do mundo. Ao propor ações e subsídios para que pudessem produzir diferentes caminhos pude vê-los compondo um entender com significado e autonomia.application/pdfporProjeto pedagógicoCotidiano escolarProjetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818207.pdf000818207.pdfTexto completoapplication/pdf217367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36519/1/000818207.pdf188b4f37e556be0a311fda61e83f5cebMD51TEXT000818207.pdf.txt000818207.pdf.txtExtracted Texttext/plain36930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36519/2/000818207.pdf.txt6bc9e9de61687eaeb582662bb16a16feMD52THUMBNAIL000818207.pdf.jpg000818207.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36519/3/000818207.pdf.jpg21970fa9459aecda118eaec299022281MD5310183/365192018-10-11 08:51:55.728oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36519Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:51:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
title Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
spellingShingle Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
Vitoria, Zilma Romero
Projeto pedagógico
Cotidiano escolar
title_short Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
title_full Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
title_fullStr Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
title_full_unstemmed Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
title_sort Projetos pedagógicos : uma releitura do cotidiano escolar
author Vitoria, Zilma Romero
author_facet Vitoria, Zilma Romero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitoria, Zilma Romero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Cotidiano escolar
topic Projeto pedagógico
Cotidiano escolar
description Este trabalho traz reflexões de uma prática docente realizada no primeiro semestre do ano letivo de dois mil e dez em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola. Maria Edila da Silva Schmidt da Rede Municipal de são Leopoldo. Estas reflexões destacam diferentes questionamentos sobre ações e práticas proporcionadas através de estratégias elaboradas a partir do uso da Metodologia de Trabalhos com Projetos, bem como as transformações que estas ações acarretaram no cotidiano de sala de aula e no contexto que envolve conteúdos, aprendizagem democrática e autônoma. Durante esta prática de estágio as ações propostas aos alunos promoveram mudanças no cotidiano de sala de aula surgindo diferentes formas no aprender onde a coletividade, a socialização, o interesse e a preocupação em resolver diferentes questionamentos deram um maior siguinificado às descobertas e as experiências já existentes provocando um aprender repleto de curiosidades, idéias e muita criatividade. As reflexões que promoveram este trabalho fundamentaram-se nos processos de mudanças e de rupturas que aconteceram no meu fazer diário, pois o uso desta metodologia provocou um novo olhar diante de experiências que trazia anteriormente gerando novas possibilidades no planejar. Este trabalho revela uma releitura na forma de propor atividades e de como estas propostas foram entendidas no contexto de sala de aula levando os alunos que passivamente ficavam sentados em suas cadeiras enfileiradas a agirem em construção dos seus conhecimentos assumindo posturas que justificavam a ansiedade e o interesse em quererem responder a diferentes questões que davam siguinificado às coisas e fatos que faziam parte do contexto escolar e de seus cotidianos. Apresento também reflexões sobre um fazer didático que foi além dos muros da escola e que provocou na comunidade escolar um entender diferenciado a respeito do dia a dia de sala de aula. Este fazer diário revela olhares e posturas não só dos pais diante do aprendizado de seus filhos, mas também revela a visão da escola perante os movimentos gerados pelas atividades diferenciadas e pouco conteudistas. Através desta releitura e das reflexões feitas durante meu período de estágio destaco o entendimento que fiz a respeito de “como” e de que “forma” meu aluno quer aprender, destaco as inúmeras possibilidades que pude buscar desde o momento em que não mais deliberei atividades que os direcionassem às respostas de “como, onde e por que” as coisas e fatos acontecem em torno do mundo. Ao propor ações e subsídios para que pudessem produzir diferentes caminhos pude vê-los compondo um entender com significado e autonomia.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-18T01:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818207
url http://hdl.handle.net/10183/36519
identifier_str_mv 000818207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36519/1/000818207.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36519/2/000818207.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36519/3/000818207.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 188b4f37e556be0a311fda61e83f5ceb
6bc9e9de61687eaeb582662bb16a16fe
21970fa9459aecda118eaec299022281
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447070532698112