FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862 |
Resumo: | Analisam-se neste trabalho algumas questões referentes à construção da identidade profissional do professor, implícita nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Para a realização deste estudo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, cuja finalidade foi apresentar como estas diretrizes orientam a formação dos licenciados para a atuação docente, tendo em vista as propostas que se estabelecem nos princípios e fundamentos dessa resolução. Acreditamos que essa discussão possibilitará a reflexão sobre a relevância dessa normativa, oportunizando transformações no âmbito da formação inicial de professores. Formação de professores; Licenciatura, Diretrizes. |
id |
UFBA-10_6291ea83d047d58a5170e7ab022446e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24862 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAISFormação de professoresLicenciaturaDiretrizes.Analisam-se neste trabalho algumas questões referentes à construção da identidade profissional do professor, implícita nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Para a realização deste estudo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, cuja finalidade foi apresentar como estas diretrizes orientam a formação dos licenciados para a atuação docente, tendo em vista as propostas que se estabelecem nos princípios e fundamentos dessa resolução. Acreditamos que essa discussão possibilitará a reflexão sobre a relevância dessa normativa, oportunizando transformações no âmbito da formação inicial de professores. Formação de professores; Licenciatura, Diretrizes.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2486210.9771/gmed.v10i2.24862Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 214-2222175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862/16668Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Adriana Regina de JesusGonçalves, Jose AlexandreSilva, Thaise Pereira daCosta, Rogerio da2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24862Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS |
title |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Santos, Adriana Regina de Jesus Formação de professores Licenciatura Diretrizes. |
title_short |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS |
title_full |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS |
title_sort |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS |
author |
Santos, Adriana Regina de Jesus |
author_facet |
Santos, Adriana Regina de Jesus Gonçalves, Jose Alexandre Silva, Thaise Pereira da Costa, Rogerio da |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Jose Alexandre Silva, Thaise Pereira da Costa, Rogerio da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana Regina de Jesus Gonçalves, Jose Alexandre Silva, Thaise Pereira da Costa, Rogerio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Licenciatura Diretrizes. |
topic |
Formação de professores Licenciatura Diretrizes. |
description |
Analisam-se neste trabalho algumas questões referentes à construção da identidade profissional do professor, implícita nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Para a realização deste estudo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, cuja finalidade foi apresentar como estas diretrizes orientam a formação dos licenciados para a atuação docente, tendo em vista as propostas que se estabelecem nos princípios e fundamentos dessa resolução. Acreditamos que essa discussão possibilitará a reflexão sobre a relevância dessa normativa, oportunizando transformações no âmbito da formação inicial de professores. Formação de professores; Licenciatura, Diretrizes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862 10.9771/gmed.v10i2.24862 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v10i2.24862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862/16668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 214-222 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517591298048 |