FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Regina de Jesus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves, Jose Alexandre, Silva, Thaise Pereira da, Costa, Rogerio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862
Resumo: Analisam-se neste trabalho algumas questões referentes à construção da identidade profissional do professor, implícita nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Para a realização deste estudo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, cuja finalidade foi apresentar como estas diretrizes orientam a formação dos licenciados para a atuação docente, tendo em vista as propostas que se estabelecem nos princípios e fundamentos dessa resolução. Acreditamos que essa discussão possibilitará a reflexão sobre a relevância dessa normativa, oportunizando transformações no âmbito da formação inicial de professores.  Formação de professores; Licenciatura, Diretrizes.
id UFBA-10_6291ea83d047d58a5170e7ab022446e8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24862
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAISFormação de professoresLicenciaturaDiretrizes.Analisam-se neste trabalho algumas questões referentes à construção da identidade profissional do professor, implícita nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Para a realização deste estudo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, cuja finalidade foi apresentar como estas diretrizes orientam a formação dos licenciados para a atuação docente, tendo em vista as propostas que se estabelecem nos princípios e fundamentos dessa resolução. Acreditamos que essa discussão possibilitará a reflexão sobre a relevância dessa normativa, oportunizando transformações no âmbito da formação inicial de professores.  Formação de professores; Licenciatura, Diretrizes.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2486210.9771/gmed.v10i2.24862Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 214-2222175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862/16668Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Adriana Regina de JesusGonçalves, Jose AlexandreSilva, Thaise Pereira daCosta, Rogerio da2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24862Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
title FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
spellingShingle FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Santos, Adriana Regina de Jesus
Formação de professores
Licenciatura
Diretrizes.
title_short FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
title_full FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
title_fullStr FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
title_sort FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
author Santos, Adriana Regina de Jesus
author_facet Santos, Adriana Regina de Jesus
Gonçalves, Jose Alexandre
Silva, Thaise Pereira da
Costa, Rogerio da
author_role author
author2 Gonçalves, Jose Alexandre
Silva, Thaise Pereira da
Costa, Rogerio da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Regina de Jesus
Gonçalves, Jose Alexandre
Silva, Thaise Pereira da
Costa, Rogerio da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Licenciatura
Diretrizes.
topic Formação de professores
Licenciatura
Diretrizes.
description Analisam-se neste trabalho algumas questões referentes à construção da identidade profissional do professor, implícita nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Para a realização deste estudo utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, cuja finalidade foi apresentar como estas diretrizes orientam a formação dos licenciados para a atuação docente, tendo em vista as propostas que se estabelecem nos princípios e fundamentos dessa resolução. Acreditamos que essa discussão possibilitará a reflexão sobre a relevância dessa normativa, oportunizando transformações no âmbito da formação inicial de professores.  Formação de professores; Licenciatura, Diretrizes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862
10.9771/gmed.v10i2.24862
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i2.24862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24862/16668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 214-222
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517591298048