Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250 |
Resumo: | A partir das discussões realizadas em minha pesquisa de doutorado, intitulada “Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade”, problematizo algumas das relações entre escola e empresa no Brasil para verificar como elas se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Inspirada em Michel Foucault, a investigação buscou compreender alguns aspectos da proveniência e as condições de emergência da articulação entre escola e empresa, sendo que esse movimento permitiu perceber como, no início do século XX, ambas as instituições iniciaram tentativas de aproximação, já que era fundamental investir em capital humano através da Educação. Mobilizar, qualificar e se responsabilizar pelo social se tornaram palavras de ordem e, consequentemente, princípios a serem seguidos para o alcance da inclusão de todos. |
id |
FURG-2_8fb6df4c1962b746178c1996275aa7e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9250 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todosInclusão. Escola. Empresa.InclusãoA partir das discussões realizadas em minha pesquisa de doutorado, intitulada “Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade”, problematizo algumas das relações entre escola e empresa no Brasil para verificar como elas se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Inspirada em Michel Foucault, a investigação buscou compreender alguns aspectos da proveniência e as condições de emergência da articulação entre escola e empresa, sendo que esse movimento permitiu perceber como, no início do século XX, ambas as instituições iniciaram tentativas de aproximação, já que era fundamental investir em capital humano através da Educação. Mobilizar, qualificar e se responsabilizar pelo social se tornaram palavras de ordem e, consequentemente, princípios a serem seguidos para o alcance da inclusão de todos.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/925010.14295/momento.v29i1.9250Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 254-271Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 254-2712316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250/7618Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRech, Tatiana Luiza2021-07-22T03:47:01Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9250Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-07-22T03:47:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos |
title |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos |
spellingShingle |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos Rech, Tatiana Luiza Inclusão. Escola. Empresa. Inclusão |
title_short |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos |
title_full |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos |
title_fullStr |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos |
title_full_unstemmed |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos |
title_sort |
Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos |
author |
Rech, Tatiana Luiza |
author_facet |
Rech, Tatiana Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rech, Tatiana Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Escola. Empresa. Inclusão |
topic |
Inclusão. Escola. Empresa. Inclusão |
description |
A partir das discussões realizadas em minha pesquisa de doutorado, intitulada “Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade”, problematizo algumas das relações entre escola e empresa no Brasil para verificar como elas se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Inspirada em Michel Foucault, a investigação buscou compreender alguns aspectos da proveniência e as condições de emergência da articulação entre escola e empresa, sendo que esse movimento permitiu perceber como, no início do século XX, ambas as instituições iniciaram tentativas de aproximação, já que era fundamental investir em capital humano através da Educação. Mobilizar, qualificar e se responsabilizar pelo social se tornaram palavras de ordem e, consequentemente, princípios a serem seguidos para o alcance da inclusão de todos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250 10.14295/momento.v29i1.9250 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i1.9250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250/7618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 254-271 Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 254-271 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871278444544 |