Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Tatiana Luiza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250
Resumo: A partir das discussões realizadas em minha pesquisa de doutorado, intitulada “Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade”, problematizo algumas das relações entre escola e empresa no Brasil para verificar como elas se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Inspirada em Michel Foucault, a investigação buscou compreender alguns aspectos da proveniência e as condições de emergência da articulação entre escola e empresa, sendo que esse movimento permitiu perceber como, no início do século XX, ambas as instituições iniciaram tentativas de aproximação, já que era fundamental investir em capital humano através da Educação. Mobilizar, qualificar e se responsabilizar pelo social se tornaram palavras de ordem e, consequentemente, princípios a serem seguidos para o alcance da inclusão de todos.
id FURG-2_8fb6df4c1962b746178c1996275aa7e9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9250
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todosInclusão. Escola. Empresa.InclusãoA partir das discussões realizadas em minha pesquisa de doutorado, intitulada “Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade”, problematizo algumas das relações entre escola e empresa no Brasil para verificar como elas se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Inspirada em Michel Foucault, a investigação buscou compreender alguns aspectos da proveniência e as condições de emergência da articulação entre escola e empresa, sendo que esse movimento permitiu perceber como, no início do século XX, ambas as instituições iniciaram tentativas de aproximação, já que era fundamental investir em capital humano através da Educação. Mobilizar, qualificar e se responsabilizar pelo social se tornaram palavras de ordem e, consequentemente, princípios a serem seguidos para o alcance da inclusão de todos.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/925010.14295/momento.v29i1.9250Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 254-271Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 254-2712316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250/7618Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRech, Tatiana Luiza2021-07-22T03:47:01Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9250Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-07-22T03:47:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
title Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
spellingShingle Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
Rech, Tatiana Luiza
Inclusão. Escola. Empresa.
Inclusão
title_short Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
title_full Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
title_fullStr Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
title_full_unstemmed Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
title_sort Da escola à empresa educadora: a fabricação de habilidades em prol da inclusão de todos
author Rech, Tatiana Luiza
author_facet Rech, Tatiana Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Tatiana Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. Escola. Empresa.
Inclusão
topic Inclusão. Escola. Empresa.
Inclusão
description A partir das discussões realizadas em minha pesquisa de doutorado, intitulada “Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade”, problematizo algumas das relações entre escola e empresa no Brasil para verificar como elas se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Inspirada em Michel Foucault, a investigação buscou compreender alguns aspectos da proveniência e as condições de emergência da articulação entre escola e empresa, sendo que esse movimento permitiu perceber como, no início do século XX, ambas as instituições iniciaram tentativas de aproximação, já que era fundamental investir em capital humano através da Educação. Mobilizar, qualificar e se responsabilizar pelo social se tornaram palavras de ordem e, consequentemente, princípios a serem seguidos para o alcance da inclusão de todos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250
10.14295/momento.v29i1.9250
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i1.9250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9250/7618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 254-271
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 1 (2020): Dossiê temático: Políticas de Inclusão na Contemporaneidade ; 254-271
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871278444544