Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685 |
Resumo: | Este estudo buscou investigar as concepções de professores envolvidos com a inclusão escolar, conhecer o andamento de aulas em que há alunos de inclusão e como o tema aparece nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A pesquisa ocorreu em uma escola pública e duas particulares. Foram entrevistados 13 educadores, observadas três alunos de inclusão e analisados dois PPP. Constatou-se que os professores percebem uma dicotomia entre a teoria e a prática da inclusão, embora o discurso seja majoritariamente favorável ao tema. Há pouca adaptação das escolas e a aprendizagem é falha. Professores de escolas particulares recebem maior incentivo de formação continuada e os da escola pública desejam maior apoio. Os PPP não abordam o tema. A inclusão escolar está distante dos objetivos. |
id |
PUC_MG-3_bb177ef289dedee25a16177413c1ddbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8685 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativasInclusão escolarnecessidades educativas especiaisprofessoresInclusão escolarEste estudo buscou investigar as concepções de professores envolvidos com a inclusão escolar, conhecer o andamento de aulas em que há alunos de inclusão e como o tema aparece nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A pesquisa ocorreu em uma escola pública e duas particulares. Foram entrevistados 13 educadores, observadas três alunos de inclusão e analisados dois PPP. Constatou-se que os professores percebem uma dicotomia entre a teoria e a prática da inclusão, embora o discurso seja majoritariamente favorável ao tema. Há pouca adaptação das escolas e a aprendizagem é falha. Professores de escolas particulares recebem maior incentivo de formação continuada e os da escola pública desejam maior apoio. Os PPP não abordam o tema. A inclusão escolar está distante dos objetivos.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/868510.5752/P.1678-9563.2018v24n1p191-208Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 191-2081678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685/14033https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Ana PaulaBarrera, Sylvia Domingos2019-09-16T03:15:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8685Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:10Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas |
title |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas |
spellingShingle |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas Medeiros, Ana Paula Inclusão escolar necessidades educativas especiais professores Inclusão escolar |
title_short |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas |
title_full |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas |
title_fullStr |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas |
title_sort |
Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas |
author |
Medeiros, Ana Paula |
author_facet |
Medeiros, Ana Paula Barrera, Sylvia Domingos |
author_role |
author |
author2 |
Barrera, Sylvia Domingos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Ana Paula Barrera, Sylvia Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar necessidades educativas especiais professores Inclusão escolar |
topic |
Inclusão escolar necessidades educativas especiais professores Inclusão escolar |
description |
Este estudo buscou investigar as concepções de professores envolvidos com a inclusão escolar, conhecer o andamento de aulas em que há alunos de inclusão e como o tema aparece nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A pesquisa ocorreu em uma escola pública e duas particulares. Foram entrevistados 13 educadores, observadas três alunos de inclusão e analisados dois PPP. Constatou-se que os professores percebem uma dicotomia entre a teoria e a prática da inclusão, embora o discurso seja majoritariamente favorável ao tema. Há pouca adaptação das escolas e a aprendizagem é falha. Professores de escolas particulares recebem maior incentivo de formação continuada e os da escola pública desejam maior apoio. Os PPP não abordam o tema. A inclusão escolar está distante dos objetivos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p191-208 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p191-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685/14033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 191-208 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688273106108416 |