Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Ana Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barrera, Sylvia Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685
Resumo: Este estudo buscou investigar as concepções de professores envolvidos com a inclusão escolar, conhecer o andamento de aulas em que há alunos de inclusão e como o tema aparece nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP).  A pesquisa ocorreu em uma escola pública e duas particulares. Foram entrevistados 13 educadores, observadas três alunos de inclusão e analisados dois PPP. Constatou-se que os professores percebem uma dicotomia entre a teoria e a prática da inclusão, embora o discurso seja majoritariamente favorável ao tema. Há pouca adaptação das escolas e a aprendizagem é falha. Professores de escolas particulares recebem maior incentivo de formação continuada e os da escola pública desejam maior apoio. Os PPP não abordam o tema. A inclusão escolar está distante dos objetivos.
id PUC_MG-3_bb177ef289dedee25a16177413c1ddbf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8685
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativasInclusão escolarnecessidades educativas especiaisprofessoresInclusão escolarEste estudo buscou investigar as concepções de professores envolvidos com a inclusão escolar, conhecer o andamento de aulas em que há alunos de inclusão e como o tema aparece nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP).  A pesquisa ocorreu em uma escola pública e duas particulares. Foram entrevistados 13 educadores, observadas três alunos de inclusão e analisados dois PPP. Constatou-se que os professores percebem uma dicotomia entre a teoria e a prática da inclusão, embora o discurso seja majoritariamente favorável ao tema. Há pouca adaptação das escolas e a aprendizagem é falha. Professores de escolas particulares recebem maior incentivo de formação continuada e os da escola pública desejam maior apoio. Os PPP não abordam o tema. A inclusão escolar está distante dos objetivos.Editora PUC Minas2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/868510.5752/P.1678-9563.2018v24n1p191-208Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 191-2081678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685/14033https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Ana PaulaBarrera, Sylvia Domingos2019-09-16T03:15:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8685Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:15:10Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
title Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
spellingShingle Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
Medeiros, Ana Paula
Inclusão escolar
necessidades educativas especiais
professores
Inclusão escolar
title_short Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
title_full Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
title_fullStr Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
title_full_unstemmed Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
title_sort Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas
author Medeiros, Ana Paula
author_facet Medeiros, Ana Paula
Barrera, Sylvia Domingos
author_role author
author2 Barrera, Sylvia Domingos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Ana Paula
Barrera, Sylvia Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
necessidades educativas especiais
professores
Inclusão escolar
topic Inclusão escolar
necessidades educativas especiais
professores
Inclusão escolar
description Este estudo buscou investigar as concepções de professores envolvidos com a inclusão escolar, conhecer o andamento de aulas em que há alunos de inclusão e como o tema aparece nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP).  A pesquisa ocorreu em uma escola pública e duas particulares. Foram entrevistados 13 educadores, observadas três alunos de inclusão e analisados dois PPP. Constatou-se que os professores percebem uma dicotomia entre a teoria e a prática da inclusão, embora o discurso seja majoritariamente favorável ao tema. Há pouca adaptação das escolas e a aprendizagem é falha. Professores de escolas particulares recebem maior incentivo de formação continuada e os da escola pública desejam maior apoio. Os PPP não abordam o tema. A inclusão escolar está distante dos objetivos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685
10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p191-208
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p191-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/8685/14033
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 24 n. 1 (2018): Psicologia em Revista; 191-208
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688273106108416