A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katia Augusta Curado Pinheiro da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cruz, Shirleide Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062
Resumo: O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.
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