A escola como território de circulação das diferenças: práticas e saberes religiosos em pauta
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8759 |
Resumo: | Este artigo discute os desafios do trabalho com o currículo escolar a partir do conceito de tradução cultural de Homi Bhabha e dos modos de proceder no cotidiano segundo Michel de Certeau. Problematiza ordenamentos legais no que tange ao ensino religioso e os embates políticos em torno de sua elaboração, apontando para um projeto hegemônico que cria mecanismos para se manter no contexto atual de recrudescimento do conservadorismo. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental e a análise da discursividade como forma de compreender esses embates e propor formas/forças que rompam com a ideia da diferença como monstro. Aponta que monstros são o mau encontro, a falta de riso, de afeto, de pensar diferente e de ter um espaçotempo para ser o que quiser, para acreditar no que quiser acreditar, para ser criança, para viver como criança. |
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A escola como território de circulação das diferenças: práticas e saberes religiosos em pautaTradução cultural. Ensino religioso. Diferença.Saberes e Praticas religiososEste artigo discute os desafios do trabalho com o currículo escolar a partir do conceito de tradução cultural de Homi Bhabha e dos modos de proceder no cotidiano segundo Michel de Certeau. Problematiza ordenamentos legais no que tange ao ensino religioso e os embates políticos em torno de sua elaboração, apontando para um projeto hegemônico que cria mecanismos para se manter no contexto atual de recrudescimento do conservadorismo. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental e a análise da discursividade como forma de compreender esses embates e propor formas/forças que rompam com a ideia da diferença como monstro. Aponta que monstros são o mau encontro, a falta de riso, de afeto, de pensar diferente e de ter um espaçotempo para ser o que quiser, para acreditar no que quiser acreditar, para ser criança, para viver como criança.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/875910.14295/momento.v28i1.8759Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 57-76Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 57-762316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8759/5828Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sandra KretliSchuchter, Teresinha Maria2019-05-01T13:35:26Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8759Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-05-01T13:35:26Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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