A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13166 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 é uma consequência material da relação estabelecida entre a humanidade e a natureza. Levando em consideração que o entendimento das Ciências da Natureza pela população em geral ainda é alicerçado, principalmente, por ideias imediatistas, essa compreensão é feita de forma superficial e fragilizada. O utilitarismo não oportuniza aos sujeitos a apreensão da realidade em suas contradições e determinantes essenciais, que ficam subjugadas ao pragmatismo da vida cotidiana, escondendo estruturas sociais baseadas na exploração e opressão, que fundamentam as contradições entre o desenvolvimento econômico e o bem estar social. Neste sentido, o artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Ensino de Ciências em tempos de pandemia a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, são discutidas concepções utilitaristas, pragmáticas e cotidianas acerca do conhecimento científico presentes em documentos curriculares e pesquisas no Ensino de Ciências, a fim de superar a visão imediatista. A discussão se torna importante para refletir sobre as finalidades do Ensino de Ciências dentro das crises enfrentadas na atualidade, que não apresentam resolução individual e instantânea. |
id |
FURG-2_95623438359891db50569d9b22116898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/13166 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-críticaConhecimento científicoMarxismoPedagogiaHistórico-CríticaCiênciasA pandemia da Covid-19 é uma consequência material da relação estabelecida entre a humanidade e a natureza. Levando em consideração que o entendimento das Ciências da Natureza pela população em geral ainda é alicerçado, principalmente, por ideias imediatistas, essa compreensão é feita de forma superficial e fragilizada. O utilitarismo não oportuniza aos sujeitos a apreensão da realidade em suas contradições e determinantes essenciais, que ficam subjugadas ao pragmatismo da vida cotidiana, escondendo estruturas sociais baseadas na exploração e opressão, que fundamentam as contradições entre o desenvolvimento econômico e o bem estar social. Neste sentido, o artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Ensino de Ciências em tempos de pandemia a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, são discutidas concepções utilitaristas, pragmáticas e cotidianas acerca do conhecimento científico presentes em documentos curriculares e pesquisas no Ensino de Ciências, a fim de superar a visão imediatista. A discussão se torna importante para refletir sobre as finalidades do Ensino de Ciências dentro das crises enfrentadas na atualidade, que não apresentam resolução individual e instantânea.Universidade Federal do Rio Grande2021-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1316610.14295/momento.v30i01.13166Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico críticaMomento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico crítica2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/13166/8968Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJorge Coelho, LeandroQuatrocchio Liporini, ThalitaPressato, Daiany 2021-08-05T23:25:37Zoai:periodicos.furg.br:article/13166Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-08-05T23:25:37Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica |
title |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica Jorge Coelho, Leandro Conhecimento científico Marxismo Pedagogia Histórico-Crítica Ciências |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL: proposições fundamentadas na pedagogia histórico-crítica |
author |
Jorge Coelho, Leandro |
author_facet |
Jorge Coelho, Leandro Quatrocchio Liporini, Thalita Pressato, Daiany |
author_role |
author |
author2 |
Quatrocchio Liporini, Thalita Pressato, Daiany |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge Coelho, Leandro Quatrocchio Liporini, Thalita Pressato, Daiany |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento científico Marxismo Pedagogia Histórico-Crítica Ciências |
topic |
Conhecimento científico Marxismo Pedagogia Histórico-Crítica Ciências |
description |
A pandemia da Covid-19 é uma consequência material da relação estabelecida entre a humanidade e a natureza. Levando em consideração que o entendimento das Ciências da Natureza pela população em geral ainda é alicerçado, principalmente, por ideias imediatistas, essa compreensão é feita de forma superficial e fragilizada. O utilitarismo não oportuniza aos sujeitos a apreensão da realidade em suas contradições e determinantes essenciais, que ficam subjugadas ao pragmatismo da vida cotidiana, escondendo estruturas sociais baseadas na exploração e opressão, que fundamentam as contradições entre o desenvolvimento econômico e o bem estar social. Neste sentido, o artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do Ensino de Ciências em tempos de pandemia a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Para tanto, são discutidas concepções utilitaristas, pragmáticas e cotidianas acerca do conhecimento científico presentes em documentos curriculares e pesquisas no Ensino de Ciências, a fim de superar a visão imediatista. A discussão se torna importante para refletir sobre as finalidades do Ensino de Ciências dentro das crises enfrentadas na atualidade, que não apresentam resolução individual e instantânea. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13166 10.14295/momento.v30i01.13166 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13166 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v30i01.13166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13166/8968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico crítica Momento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico crítica 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250754281472 |