Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas Ribeiro, Joyce Otânia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4687
Resumo: Este artigo é parte da tese de doutorado intitulada A tradução da tradição em práticas curriculares no Colégio Estadual Paes de Carvalho defendida em maio de 2013. Durante a experiência etnográfica de dez meses no espaço do colégio e a revisão da literatura sobre tradição, fiquei interesada em um de seus elementos, os eventos escolares. Assim, meu objetivo é interpretar tais eventos como rituais da tradição, e como espaço ocupado pelas autodenominadas Lorranys, um grupo de alunos gays, que em tais eventos apresentam espetáculos drag queens. Para cumprir esta tarefa, aciono a noção de tradução cultural de Bhabha (1998), explorarando as possibilidades do currículo como prática de tradução cultural.
id FURG-2_a3deb6ade9173418803c296ed62f05fa
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4687
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queensTradição. Eventos escolares. Tradução cultural. Currículo tradutórioEste artigo é parte da tese de doutorado intitulada A tradução da tradição em práticas curriculares no Colégio Estadual Paes de Carvalho defendida em maio de 2013. Durante a experiência etnográfica de dez meses no espaço do colégio e a revisão da literatura sobre tradição, fiquei interesada em um de seus elementos, os eventos escolares. Assim, meu objetivo é interpretar tais eventos como rituais da tradição, e como espaço ocupado pelas autodenominadas Lorranys, um grupo de alunos gays, que em tais eventos apresentam espetáculos drag queens. Para cumprir esta tarefa, aciono a noção de tradução cultural de Bhabha (1998), explorarando as possibilidades do currículo como prática de tradução cultural.Universidade Federal do Rio Grande2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4687Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 79-106Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 79-1062316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4687/2940Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeixas Ribeiro, Joyce Otânia2018-05-08T14:48:48Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4687Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:48Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
title Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
spellingShingle Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
Seixas Ribeiro, Joyce Otânia
Tradição. Eventos escolares. Tradução cultural. Currículo tradutório
title_short Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
title_full Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
title_fullStr Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
title_full_unstemmed Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
title_sort Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens
author Seixas Ribeiro, Joyce Otânia
author_facet Seixas Ribeiro, Joyce Otânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas Ribeiro, Joyce Otânia
dc.subject.por.fl_str_mv Tradição. Eventos escolares. Tradução cultural. Currículo tradutório
topic Tradição. Eventos escolares. Tradução cultural. Currículo tradutório
description Este artigo é parte da tese de doutorado intitulada A tradução da tradição em práticas curriculares no Colégio Estadual Paes de Carvalho defendida em maio de 2013. Durante a experiência etnográfica de dez meses no espaço do colégio e a revisão da literatura sobre tradição, fiquei interesada em um de seus elementos, os eventos escolares. Assim, meu objetivo é interpretar tais eventos como rituais da tradição, e como espaço ocupado pelas autodenominadas Lorranys, um grupo de alunos gays, que em tais eventos apresentam espetáculos drag queens. Para cumprir esta tarefa, aciono a noção de tradução cultural de Bhabha (1998), explorarando as possibilidades do currículo como prática de tradução cultural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4687
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4687/2940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 79-106
Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 1 (2014): LGBTT e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas; 79-106
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870226722816