Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, José Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos santos, Adriano Vasconcelos, Vieira, Norma Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544
Resumo: Propõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica.
id FURG-2_a7f6d4fd8a5d9f651776a94628611c99
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8544
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PAGênero. Jovens. EducaçãoRelações de gênero e Educação de Jovens e AdultosPropõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/854410.14295/momento.v28i3.8544Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 334-347Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 334-3472316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544/6311Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, José Diasdos santos, Adriano VasconcelosVieira, Norma Cristina2019-12-18T04:16:33Zoai:periodicos.furg.br:article/8544Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
title Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
spellingShingle Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
Santana, José Dias
Gênero. Jovens. Educação
Relações de gênero e Educação de Jovens e Adultos
title_short Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
title_full Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
title_fullStr Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
title_full_unstemmed Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
title_sort Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
author Santana, José Dias
author_facet Santana, José Dias
dos santos, Adriano Vasconcelos
Vieira, Norma Cristina
author_role author
author2 dos santos, Adriano Vasconcelos
Vieira, Norma Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, José Dias
dos santos, Adriano Vasconcelos
Vieira, Norma Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Jovens. Educação
Relações de gênero e Educação de Jovens e Adultos
topic Gênero. Jovens. Educação
Relações de gênero e Educação de Jovens e Adultos
description Propõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544
10.14295/momento.v28i3.8544
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i3.8544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544/6311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 334-347
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 334-347
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249938489344