Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544 |
Resumo: | Propõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica. |
id |
FURG-2_a7f6d4fd8a5d9f651776a94628611c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8544 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PAGênero. Jovens. EducaçãoRelações de gênero e Educação de Jovens e AdultosPropõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica.Universidade Federal do Rio Grande2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/854410.14295/momento.v28i3.8544Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 334-347Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 334-3472316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544/6311Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, José Diasdos santos, Adriano VasconcelosVieira, Norma Cristina2019-12-18T04:16:33Zoai:periodicos.furg.br:article/8544Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-12-18T04:16:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA |
title |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA |
spellingShingle |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA Santana, José Dias Gênero. Jovens. Educação Relações de gênero e Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA |
title_full |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA |
title_fullStr |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA |
title_full_unstemmed |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA |
title_sort |
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA |
author |
Santana, José Dias |
author_facet |
Santana, José Dias dos santos, Adriano Vasconcelos Vieira, Norma Cristina |
author_role |
author |
author2 |
dos santos, Adriano Vasconcelos Vieira, Norma Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, José Dias dos santos, Adriano Vasconcelos Vieira, Norma Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero. Jovens. Educação Relações de gênero e Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Gênero. Jovens. Educação Relações de gênero e Educação de Jovens e Adultos |
description |
Propõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544 10.14295/momento.v28i3.8544 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i3.8544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8544/6311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 3 (2019); 334-347 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 3 (2019); 334-347 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249938489344 |