RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Márcia Cristina de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242308
Resumo: : Este artigo tem por objetivo discorrer sobre os aspectos relacionados ao gênero e ao patriarcado que estão presentes na educação profissional de jovens e adultos. Compreendendo ainda o Estado como principal responsável por efetivar a política de Educação como política pública. E, que a educação é um dos principais mecanismos de transformação política e social de uma determinada sociedade, mas por vezes é utilizada como forma de manutenção do status quo do capitalismo, principalmente sob forte argumentação de desenvolvimento do Estado, mascarando as interfaces das relações patriarcais que inferiorizam as mulheres em virtude do gênero. Neste cenário complexo e contraditório a formação educacional crítica e o rompimento com antigos padrões masculinizados, poderão contribuir para novas relações que não diferenciam os sujeitos em virtude do sexo.
id UFSC_b58598e96d0c033289dc030055413dbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242308
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):os desafios para rompimento com patriarcadoEducação Profissional de Jovens e AdultosGêneroPatriarcado: Este artigo tem por objetivo discorrer sobre os aspectos relacionados ao gênero e ao patriarcado que estão presentes na educação profissional de jovens e adultos. Compreendendo ainda o Estado como principal responsável por efetivar a política de Educação como política pública. E, que a educação é um dos principais mecanismos de transformação política e social de uma determinada sociedade, mas por vezes é utilizada como forma de manutenção do status quo do capitalismo, principalmente sob forte argumentação de desenvolvimento do Estado, mascarando as interfaces das relações patriarcais que inferiorizam as mulheres em virtude do gênero. Neste cenário complexo e contraditório a formação educacional crítica e o rompimento com antigos padrões masculinizados, poderão contribuir para novas relações que não diferenciam os sujeitos em virtude do sexo.2022-11-30T19:57:37Z2022-11-30T19:57:37Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8328-129-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242308CABRAL, Márcia Cristina de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-30T19:57:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242308Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-11-30T19:57:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
os desafios para rompimento com patriarcado
title RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
spellingShingle RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
CABRAL, Márcia Cristina de Souza
Educação Profissional de Jovens e Adultos
Gênero
Patriarcado
title_short RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
title_full RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
title_fullStr RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
title_full_unstemmed RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
title_sort RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
author CABRAL, Márcia Cristina de Souza
author_facet CABRAL, Márcia Cristina de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL, Márcia Cristina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional de Jovens e Adultos
Gênero
Patriarcado
topic Educação Profissional de Jovens e Adultos
Gênero
Patriarcado
description : Este artigo tem por objetivo discorrer sobre os aspectos relacionados ao gênero e ao patriarcado que estão presentes na educação profissional de jovens e adultos. Compreendendo ainda o Estado como principal responsável por efetivar a política de Educação como política pública. E, que a educação é um dos principais mecanismos de transformação política e social de uma determinada sociedade, mas por vezes é utilizada como forma de manutenção do status quo do capitalismo, principalmente sob forte argumentação de desenvolvimento do Estado, mascarando as interfaces das relações patriarcais que inferiorizam as mulheres em virtude do gênero. Neste cenário complexo e contraditório a formação educacional crítica e o rompimento com antigos padrões masculinizados, poderão contribuir para novas relações que não diferenciam os sujeitos em virtude do sexo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30T19:57:37Z
2022-11-30T19:57:37Z
2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8328-129-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242308
identifier_str_mv 978-85-8328-129-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652258432253952