A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceschini, Mayra da Silva Cutruneo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Salomão de Freitas, Diana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9118
Resumo: Este trabalho, uma reflexão teórica, de abordagem qualitativa, tem como objetivo encontrar relações entre a educação problematizadora proposta por Freire, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, bem como relacionar seus princípios aos fundamentos da emancipação humana. O artigo inicia problematizando como a educação ambiental e a educação para a cidadania são trabalhados nas escolas e interligando os questionamentos ao Ensino de Ciências. Posteriormente, são apresentadas as reflexões teóricas sobre a pedagogia freireana, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, relacionando-as como fundamentos para a emancipação humana. Conclui-se o texto argumentando que, através da intersecção entre esses fundamentos educacionais, que são diversos e complementares entre si, é possível promover a emancipação dos sujeitos, a consciência socioambiental e a transformação da realidade.
id FURG-2_ac38ab17e03a0048dc92912a7dbebb90
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9118
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORAEducação ambiental transformadora. Emancipação. Ecocidadania.Pedagogia Freireana e Educação AmbientalEste trabalho, uma reflexão teórica, de abordagem qualitativa, tem como objetivo encontrar relações entre a educação problematizadora proposta por Freire, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, bem como relacionar seus princípios aos fundamentos da emancipação humana. O artigo inicia problematizando como a educação ambiental e a educação para a cidadania são trabalhados nas escolas e interligando os questionamentos ao Ensino de Ciências. Posteriormente, são apresentadas as reflexões teóricas sobre a pedagogia freireana, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, relacionando-as como fundamentos para a emancipação humana. Conclui-se o texto argumentando que, através da intersecção entre esses fundamentos educacionais, que são diversos e complementares entre si, é possível promover a emancipação dos sujeitos, a consciência socioambiental e a transformação da realidade.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/911810.14295/momento.v29i3.9118Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9118/8723Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCeschini, Mayra da Silva CutruneoSalomão de Freitas, Diana Paula2021-05-04T20:52:30Zoai:periodicos.furg.br:article/9118Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-04T20:52:30Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
title A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
spellingShingle A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
Ceschini, Mayra da Silva Cutruneo
Educação ambiental transformadora. Emancipação. Ecocidadania.
Pedagogia Freireana e Educação Ambiental
title_short A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
title_full A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
title_fullStr A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
title_full_unstemmed A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
title_sort A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA
author Ceschini, Mayra da Silva Cutruneo
author_facet Ceschini, Mayra da Silva Cutruneo
Salomão de Freitas, Diana Paula
author_role author
author2 Salomão de Freitas, Diana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceschini, Mayra da Silva Cutruneo
Salomão de Freitas, Diana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental transformadora. Emancipação. Ecocidadania.
Pedagogia Freireana e Educação Ambiental
topic Educação ambiental transformadora. Emancipação. Ecocidadania.
Pedagogia Freireana e Educação Ambiental
description Este trabalho, uma reflexão teórica, de abordagem qualitativa, tem como objetivo encontrar relações entre a educação problematizadora proposta por Freire, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, bem como relacionar seus princípios aos fundamentos da emancipação humana. O artigo inicia problematizando como a educação ambiental e a educação para a cidadania são trabalhados nas escolas e interligando os questionamentos ao Ensino de Ciências. Posteriormente, são apresentadas as reflexões teóricas sobre a pedagogia freireana, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, relacionando-as como fundamentos para a emancipação humana. Conclui-se o texto argumentando que, através da intersecção entre esses fundamentos educacionais, que são diversos e complementares entre si, é possível promover a emancipação dos sujeitos, a consciência socioambiental e a transformação da realidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9118
10.14295/momento.v29i3.9118
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9118
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.9118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9118/8723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250285568000