MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pieper, Daniela da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Tiago, Pimentel, Renan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4142
Resumo: http://dx.doi.org/10.5902/223611704142This paper intends to discuss some elements of the fundamentals of environmental education(EE), the perspective of rapprochement between Freire's pedagogy and aspects of environmentaljustice, focusing on environmental conflicts immanent to the hegemonic social model. Seeking tounderstand the asymmetry of the appropriation of joint property attempts to indicate pedagogicalpossibilities since the emergence of ideas about the environment in the category view of EAcriticizes transforming and emancipatory. Therefore, it emphasizes the understanding of theenvironmental category, understood not as empirical abstraction, but in their historicaleffectiveness, in the expression of the relationships that they print the substance of space in theconstruction of all dialectic.
id UFSM-15_beb35c665e45ee2cbd0db4b869940399
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4142
network_acronym_str UFSM-15
network_name_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository_id_str
spelling MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIALenvironmental justiceFreirean pedagogycritical environmental education transforming and emancipatory.Justiça AmbientalPedagogia FreireanaEducação Ambiental Crítica Transformadora e Emancipatória.http://dx.doi.org/10.5902/223611704142This paper intends to discuss some elements of the fundamentals of environmental education(EE), the perspective of rapprochement between Freire's pedagogy and aspects of environmentaljustice, focusing on environmental conflicts immanent to the hegemonic social model. Seeking tounderstand the asymmetry of the appropriation of joint property attempts to indicate pedagogicalpossibilities since the emergence of ideas about the environment in the category view of EAcriticizes transforming and emancipatory. Therefore, it emphasizes the understanding of theenvironmental category, understood not as empirical abstraction, but in their historicaleffectiveness, in the expression of the relationships that they print the substance of space in theconstruction of all dialectic.http://dx.doi.org/10.5902/223611704142O presente texto tem por objetivo discutir alguns elementos dos fundamentos da Educação Ambiental (EA), na perspectiva da aproximação entre a pedagogia freireana e aspectos da justiça ambiental, com enfoque nos conflitos ambientais imanentes ao modelo social hegemônico. Buscando apreender a assimetria da apropriação dos bens comuns, procura indicar possibilidades pedagógicas desde a emergência das reflexões acerca da categoria meio ambiente na perspectiva da EA critica transformadora e emancipatória. Portanto, ressalta-se a compreensão da categoria meio ambiente, entendido não como abstração empírica, mas sim em sua efetividade histórica, na expressão das relações que imprimem a substância do espaço na construção da totalidade dialética.Universidade Federal de Santa Maria2012-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/414210.5902/223611704142Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 696-704Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 696-7042236-11702236-1170reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4142/2799Pieper, Daniela da SilvaSantos, TiagoPimentel, Renaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T13:02:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4142Revistahttps://periodicos.ufsm.br/regetPUBhttps://periodicos.ufsm.br/reget/oaimarcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com2236-11702236-1170opendoar:2021-07-14T13:02:07Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL
title MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL
spellingShingle MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL
Pieper, Daniela da Silva
environmental justice
Freirean pedagogy
critical environmental education transforming and emancipatory.
Justiça Ambiental
Pedagogia Freireana
Educação Ambiental Crítica Transformadora e Emancipatória.
title_short MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL
title_full MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL
title_fullStr MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL
title_full_unstemmed MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL
title_sort MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁXIS SOCIAL
author Pieper, Daniela da Silva
author_facet Pieper, Daniela da Silva
Santos, Tiago
Pimentel, Renan
author_role author
author2 Santos, Tiago
Pimentel, Renan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pieper, Daniela da Silva
Santos, Tiago
Pimentel, Renan
dc.subject.por.fl_str_mv environmental justice
Freirean pedagogy
critical environmental education transforming and emancipatory.
Justiça Ambiental
Pedagogia Freireana
Educação Ambiental Crítica Transformadora e Emancipatória.
topic environmental justice
Freirean pedagogy
critical environmental education transforming and emancipatory.
Justiça Ambiental
Pedagogia Freireana
Educação Ambiental Crítica Transformadora e Emancipatória.
description http://dx.doi.org/10.5902/223611704142This paper intends to discuss some elements of the fundamentals of environmental education(EE), the perspective of rapprochement between Freire's pedagogy and aspects of environmentaljustice, focusing on environmental conflicts immanent to the hegemonic social model. Seeking tounderstand the asymmetry of the appropriation of joint property attempts to indicate pedagogicalpossibilities since the emergence of ideas about the environment in the category view of EAcriticizes transforming and emancipatory. Therefore, it emphasizes the understanding of theenvironmental category, understood not as empirical abstraction, but in their historicaleffectiveness, in the expression of the relationships that they print the substance of space in theconstruction of all dialectic.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4142
10.5902/223611704142
url https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4142
identifier_str_mv 10.5902/223611704142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4142/2799
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, SPECIAL EDITION: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 696-704
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; REGET, V. 5, N. 5, 2012, EDIÇÃO ESPECIAL: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PANAMBI – RS; 696-704
2236-1170
2236-1170
reponame:Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
collection Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica em Gestão Educação e Tecnologia Ambiental (REGET) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv marcelobdarosa@gmail.com||reget.ufsm@gmail.com
_version_ 1799950573146996736