PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Valdeci
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coppete, Maria Conceição, Sartori, Ademilde Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198
Resumo: Este artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação.
id FURG-2_b22339b4df76173a008899d963832b4e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9198
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitárioDidática. Ensino-aprendizagem. Avaliação.Ensino SuperiorEste artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/919810.14295/momento.v29i3.9198Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198/8721Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, ValdeciCoppete, Maria ConceiçãoSartori, Ademilde Silveira2021-05-04T20:52:30Zoai:periodicos.furg.br:article/9198Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-04T20:52:30Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
spellingShingle PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
Reis, Valdeci
Didática. Ensino-aprendizagem. Avaliação.
Ensino Superior
title_short PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
title_full PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
title_fullStr PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
title_full_unstemmed PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
title_sort PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
author Reis, Valdeci
author_facet Reis, Valdeci
Coppete, Maria Conceição
Sartori, Ademilde Silveira
author_role author
author2 Coppete, Maria Conceição
Sartori, Ademilde Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Valdeci
Coppete, Maria Conceição
Sartori, Ademilde Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Didática. Ensino-aprendizagem. Avaliação.
Ensino Superior
topic Didática. Ensino-aprendizagem. Avaliação.
Ensino Superior
description Este artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198
10.14295/momento.v29i3.9198
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.9198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198/8721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493250296053760