PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198 |
Resumo: | Este artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação. |
id |
FURG-2_b22339b4df76173a008899d963832b4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9198 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitárioDidática. Ensino-aprendizagem. Avaliação.Ensino SuperiorEste artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/919810.14295/momento.v29i3.9198Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198/8721Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, ValdeciCoppete, Maria ConceiçãoSartori, Ademilde Silveira2021-05-04T20:52:30Zoai:periodicos.furg.br:article/9198Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-04T20:52:30Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário |
title |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário |
spellingShingle |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário Reis, Valdeci Didática. Ensino-aprendizagem. Avaliação. Ensino Superior |
title_short |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário |
title_full |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário |
title_fullStr |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário |
title_sort |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário |
author |
Reis, Valdeci |
author_facet |
Reis, Valdeci Coppete, Maria Conceição Sartori, Ademilde Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Coppete, Maria Conceição Sartori, Ademilde Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Valdeci Coppete, Maria Conceição Sartori, Ademilde Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática. Ensino-aprendizagem. Avaliação. Ensino Superior |
topic |
Didática. Ensino-aprendizagem. Avaliação. Ensino Superior |
description |
Este artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198 10.14295/momento.v29i3.9198 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i3.9198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9198/8721 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493250296053760 |