“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7322 |
Resumo: | Este texto problematiza as relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil no interior baiano, buscando compreender como estas relações organizam a referida disciplina e se constituem neste nível de ensino. Para isso, dialogamos com o conceito de gênero a partir dos Estudos Feministas, priorizando as produções de segunda onda, buscando ainda relacionar educação, cultura e gênero. A pesquisa que gerou este artigo constituiu-se em uma abordagem qualitativa realizada na cidade de Amargosa/BA. Realizamos entrevistas com 10 (dez) participantes, a saber, professores/as da Educação Infantil e estagiários/as do nível de ensino supracitado, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Compreendemos assim que as aulas de Educação Física na Educação Infantil são organizadas com base na separação de meninos e meninas. |
id |
FURG-2_c4238f214164de790381f1fa3e20019e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7322 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BAEducação física escolarEducação InfantilRelações de gêneroEducação Físicagênero e sexualidade.Este texto problematiza as relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil no interior baiano, buscando compreender como estas relações organizam a referida disciplina e se constituem neste nível de ensino. Para isso, dialogamos com o conceito de gênero a partir dos Estudos Feministas, priorizando as produções de segunda onda, buscando ainda relacionar educação, cultura e gênero. A pesquisa que gerou este artigo constituiu-se em uma abordagem qualitativa realizada na cidade de Amargosa/BA. Realizamos entrevistas com 10 (dez) participantes, a saber, professores/as da Educação Infantil e estagiários/as do nível de ensino supracitado, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Compreendemos assim que as aulas de Educação Física na Educação Infantil são organizadas com base na separação de meninos e meninas.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/732210.14295/momento.v27i1.7322Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 316-334Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 316-3342316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7322/5246Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Daniela SouzaDornelles, Priscila Gomes2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7322Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA |
title |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA |
spellingShingle |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA Nunes, Daniela Souza Educação física escolar Educação Infantil Relações de gênero Educação Física gênero e sexualidade. |
title_short |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA |
title_full |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA |
title_fullStr |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA |
title_full_unstemmed |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA |
title_sort |
“As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA |
author |
Nunes, Daniela Souza |
author_facet |
Nunes, Daniela Souza Dornelles, Priscila Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Dornelles, Priscila Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Daniela Souza Dornelles, Priscila Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Educação Infantil Relações de gênero Educação Física gênero e sexualidade. |
topic |
Educação física escolar Educação Infantil Relações de gênero Educação Física gênero e sexualidade. |
description |
Este texto problematiza as relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil no interior baiano, buscando compreender como estas relações organizam a referida disciplina e se constituem neste nível de ensino. Para isso, dialogamos com o conceito de gênero a partir dos Estudos Feministas, priorizando as produções de segunda onda, buscando ainda relacionar educação, cultura e gênero. A pesquisa que gerou este artigo constituiu-se em uma abordagem qualitativa realizada na cidade de Amargosa/BA. Realizamos entrevistas com 10 (dez) participantes, a saber, professores/as da Educação Infantil e estagiários/as do nível de ensino supracitado, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Compreendemos assim que as aulas de Educação Física na Educação Infantil são organizadas com base na separação de meninos e meninas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7322 10.14295/momento.v27i1.7322 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7322 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.7322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7322/5246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 316-334 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 316-334 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870713262080 |