COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fonseca, Márcia Souza da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903
Resumo: Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano.
id FURG-2_c940ee4e868bb02a3b6d3c88a6f4b138
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8903
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbanaExperiência de siCotidianoCurrículo escolarJogos de Linguagem.Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/890310.14295/momento.v29i3.8903Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903/8725Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConrado, Gabriela Dutra RodriguesFonseca, Márcia Souza da2021-05-05T19:29:05Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8903Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-05T19:29:05Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
title COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
spellingShingle COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues
Experiência de si
Cotidiano
Currículo escolar
Jogos de Linguagem.
title_short COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
title_full COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
title_fullStr COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
title_full_unstemmed COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
title_sort COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
author Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues
author_facet Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues
Fonseca, Márcia Souza da
author_role author
author2 Fonseca, Márcia Souza da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues
Fonseca, Márcia Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência de si
Cotidiano
Currículo escolar
Jogos de Linguagem.
topic Experiência de si
Cotidiano
Currículo escolar
Jogos de Linguagem.
description Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903
10.14295/momento.v29i3.8903
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.8903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903/8725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944871243841536