COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903 |
Resumo: | Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano. |
id |
FURG-2_c940ee4e868bb02a3b6d3c88a6f4b138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8903 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbanaExperiência de siCotidianoCurrículo escolarJogos de Linguagem.Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/890310.14295/momento.v29i3.8903Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903/8725Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConrado, Gabriela Dutra RodriguesFonseca, Márcia Souza da2021-05-05T19:29:05Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8903Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-05T19:29:05Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana |
title |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana |
spellingShingle |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues Experiência de si Cotidiano Currículo escolar Jogos de Linguagem. |
title_short |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana |
title_full |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana |
title_fullStr |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana |
title_full_unstemmed |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana |
title_sort |
COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI: visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana |
author |
Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues |
author_facet |
Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues Fonseca, Márcia Souza da |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Márcia Souza da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues Fonseca, Márcia Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência de si Cotidiano Currículo escolar Jogos de Linguagem. |
topic |
Experiência de si Cotidiano Currículo escolar Jogos de Linguagem. |
description |
Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903 10.14295/momento.v29i3.8903 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i3.8903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8903/8725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871243841536 |