O currículo como objeto de observação do historiador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5866 |
Resumo: | Neste artigo fazemos uma revisão teórica sobre o currículo procurando observá-lo na dimensão diacrônica. Para isso estruturamos o artigo em: As teorias tradicionais do Currículo; As teorias críticas do Currículo; As teorias Pós-críticas do Currículo; O Currículo como objeto da História Cultural. Articulando autores como Tomaz Tadeu da Silva (1999), Alice Cassimiro Lopes (2011), Selva Fonseca (2013) e Circe Bittencourt (2008) percebe-se a contextualização histórica do o conceito de currículo. Multifacetado ele alterou-se historicamente atendendo a realidades sociais de tempos e espaços específicos. Concluímos que o currículo precisa ser compreendido no contexto social em que está inserido. |
id |
FURG-2_d3920f9ebc63f1c961b7516de363e85c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5866 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo como objeto de observação do historiadorCurrículo. Teorias do Currículo. Representação Social.Neste artigo fazemos uma revisão teórica sobre o currículo procurando observá-lo na dimensão diacrônica. Para isso estruturamos o artigo em: As teorias tradicionais do Currículo; As teorias críticas do Currículo; As teorias Pós-críticas do Currículo; O Currículo como objeto da História Cultural. Articulando autores como Tomaz Tadeu da Silva (1999), Alice Cassimiro Lopes (2011), Selva Fonseca (2013) e Circe Bittencourt (2008) percebe-se a contextualização histórica do o conceito de currículo. Multifacetado ele alterou-se historicamente atendendo a realidades sociais de tempos e espaços específicos. Concluímos que o currículo precisa ser compreendido no contexto social em que está inserido.Universidade Federal do Rio Grande2017-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5866Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 199-218Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 199-2182316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5866/4378Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Viana, Herika PaesPacheco, Ricardo de Aguiar2018-05-08T14:47:24Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5866Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:24Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo como objeto de observação do historiador |
title |
O currículo como objeto de observação do historiador |
spellingShingle |
O currículo como objeto de observação do historiador Rodrigues Viana, Herika Paes Currículo. Teorias do Currículo. Representação Social. |
title_short |
O currículo como objeto de observação do historiador |
title_full |
O currículo como objeto de observação do historiador |
title_fullStr |
O currículo como objeto de observação do historiador |
title_full_unstemmed |
O currículo como objeto de observação do historiador |
title_sort |
O currículo como objeto de observação do historiador |
author |
Rodrigues Viana, Herika Paes |
author_facet |
Rodrigues Viana, Herika Paes Pacheco, Ricardo de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Ricardo de Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Viana, Herika Paes Pacheco, Ricardo de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Teorias do Currículo. Representação Social. |
topic |
Currículo. Teorias do Currículo. Representação Social. |
description |
Neste artigo fazemos uma revisão teórica sobre o currículo procurando observá-lo na dimensão diacrônica. Para isso estruturamos o artigo em: As teorias tradicionais do Currículo; As teorias críticas do Currículo; As teorias Pós-críticas do Currículo; O Currículo como objeto da História Cultural. Articulando autores como Tomaz Tadeu da Silva (1999), Alice Cassimiro Lopes (2011), Selva Fonseca (2013) e Circe Bittencourt (2008) percebe-se a contextualização histórica do o conceito de currículo. Multifacetado ele alterou-se historicamente atendendo a realidades sociais de tempos e espaços específicos. Concluímos que o currículo precisa ser compreendido no contexto social em que está inserido. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5866 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5866/4378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 2 (2016); 199-218 Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 2 (2016); 199-218 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870281248768 |