EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9777 |
Resumo: | Este artigo objetiva refletir sobre o paradigma da formação por competências. O texto mobiliza argumentos em torno da utilidade dos conhecimentos inúteis articulados a noção de inovação na educação, considerando possíveis desdobramentos para o contexto escolar. Este estudo se caracterizou como pesquisa bibliográfica, sendo de natureza descritiva bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Identificou-se que a “utilidade” do conhecimento tem sido um dos referenciais fundamentais utilizados pelas orientações da formação por competências. Tal filiação explicaria, segundo nossa análise, grande parte das limitações apresentadas pelas formulações do que vem se constituindo como uma Pedagogia das Competências no sentido de cumprir promessas e objetivos manifestos. |
id |
FURG-2_d6045e73bb6d41f4d039b9ee75b369c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9777 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolarFormação por competênciasConhecimento útilBNCCFormação por competênciasEste artigo objetiva refletir sobre o paradigma da formação por competências. O texto mobiliza argumentos em torno da utilidade dos conhecimentos inúteis articulados a noção de inovação na educação, considerando possíveis desdobramentos para o contexto escolar. Este estudo se caracterizou como pesquisa bibliográfica, sendo de natureza descritiva bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Identificou-se que a “utilidade” do conhecimento tem sido um dos referenciais fundamentais utilizados pelas orientações da formação por competências. Tal filiação explicaria, segundo nossa análise, grande parte das limitações apresentadas pelas formulações do que vem se constituindo como uma Pedagogia das Competências no sentido de cumprir promessas e objetivos manifestos.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/977710.14295/momento.v29i2.9777Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9777/8318Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMascarello, Celoy AparecidaRezer, Ricardo2020-12-04T20:01:44Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9777Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-04T20:01:44Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar |
title |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar |
spellingShingle |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar Mascarello, Celoy Aparecida Formação por competências Conhecimento útil BNCC Formação por competências |
title_short |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar |
title_full |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar |
title_fullStr |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar |
title_full_unstemmed |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar |
title_sort |
EM TEMPOS DE “FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS”, REFLEXÕES SOBRE A UTILIDADE DO INÚTIL: possibilidades para a formação escolar |
author |
Mascarello, Celoy Aparecida |
author_facet |
Mascarello, Celoy Aparecida Rezer, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Rezer, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mascarello, Celoy Aparecida Rezer, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação por competências Conhecimento útil BNCC Formação por competências |
topic |
Formação por competências Conhecimento útil BNCC Formação por competências |
description |
Este artigo objetiva refletir sobre o paradigma da formação por competências. O texto mobiliza argumentos em torno da utilidade dos conhecimentos inúteis articulados a noção de inovação na educação, considerando possíveis desdobramentos para o contexto escolar. Este estudo se caracterizou como pesquisa bibliográfica, sendo de natureza descritiva bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Identificou-se que a “utilidade” do conhecimento tem sido um dos referenciais fundamentais utilizados pelas orientações da formação por competências. Tal filiação explicaria, segundo nossa análise, grande parte das limitações apresentadas pelas formulações do que vem se constituindo como uma Pedagogia das Competências no sentido de cumprir promessas e objetivos manifestos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9777 10.14295/momento.v29i2.9777 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9777 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.9777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9777/8318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944872030273536 |