INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mongin Rovetta, Organdi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fraga da Silva, Sandra Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108
Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar habilidades do pensamento geométrico de alunos do ensino médio e suas formas de interlocução explicitadas durante o processo de interação na resolução de atividades sobre perspectiva tanto em sala de aula como no ambiente virtual. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que propôs a utilização pedagógica das redes sociais como um espaço complementar à sala de aula. Selecionamos atividades realizadas em sala de aula e na rede social, que apresentam habilidades do pensamento geométrico construídas por meio da interação de alunos do 3º ano do ensino médio durante sua resolução. Utilizamos como suporte a teoria de Van Hiele, as concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização e aos trabalhos de Marcelo Bairral sobre interações em ambientes virtuais. Percebemos que é possível estabelecer uma conexão entre sala de aula e rede social interferindo positivamente na aprendizagem dos alunos. Além do mais, as interações desenvolvidas no ambiente virtual permitem ao professor analisar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.
id IFES-1_cfb525d3307cad68957b7a3991aa47b6
oai_identifier_str oai::article/108
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!Sólidos geométricosVisualizaçãoRedes sociaisInteraçãoEste artigo tem por objetivo identificar habilidades do pensamento geométrico de alunos do ensino médio e suas formas de interlocução explicitadas durante o processo de interação na resolução de atividades sobre perspectiva tanto em sala de aula como no ambiente virtual. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que propôs a utilização pedagógica das redes sociais como um espaço complementar à sala de aula. Selecionamos atividades realizadas em sala de aula e na rede social, que apresentam habilidades do pensamento geométrico construídas por meio da interação de alunos do 3º ano do ensino médio durante sua resolução. Utilizamos como suporte a teoria de Van Hiele, as concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização e aos trabalhos de Marcelo Bairral sobre interações em ambientes virtuais. Percebemos que é possível estabelecer uma conexão entre sala de aula e rede social interferindo positivamente na aprendizagem dos alunos. Além do mais, as interações desenvolvidas no ambiente virtual permitem ao professor analisar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10810.36524/dect.v5i02.108Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 171-1882236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108/105Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMongin Rovetta, OrgandiFraga da Silva, Sandra Aparecida2019-12-06T16:50:00Zoai::article/108Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.700712Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
title INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
spellingShingle INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
Mongin Rovetta, Organdi
Sólidos geométricos
Visualização
Redes sociais
Interação
title_short INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
title_full INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
title_fullStr INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
title_full_unstemmed INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
title_sort INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
author Mongin Rovetta, Organdi
author_facet Mongin Rovetta, Organdi
Fraga da Silva, Sandra Aparecida
author_role author
author2 Fraga da Silva, Sandra Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mongin Rovetta, Organdi
Fraga da Silva, Sandra Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Sólidos geométricos
Visualização
Redes sociais
Interação
topic Sólidos geométricos
Visualização
Redes sociais
Interação
description Este artigo tem por objetivo identificar habilidades do pensamento geométrico de alunos do ensino médio e suas formas de interlocução explicitadas durante o processo de interação na resolução de atividades sobre perspectiva tanto em sala de aula como no ambiente virtual. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que propôs a utilização pedagógica das redes sociais como um espaço complementar à sala de aula. Selecionamos atividades realizadas em sala de aula e na rede social, que apresentam habilidades do pensamento geométrico construídas por meio da interação de alunos do 3º ano do ensino médio durante sua resolução. Utilizamos como suporte a teoria de Van Hiele, as concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização e aos trabalhos de Marcelo Bairral sobre interações em ambientes virtuais. Percebemos que é possível estabelecer uma conexão entre sala de aula e rede social interferindo positivamente na aprendizagem dos alunos. Além do mais, as interações desenvolvidas no ambiente virtual permitem ao professor analisar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108
10.36524/dect.v5i02.108
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i02.108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108/105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 171-188
2236-2150
10.36524/dect.v5i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027573993472