INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo identificar habilidades do pensamento geométrico de alunos do ensino médio e suas formas de interlocução explicitadas durante o processo de interação na resolução de atividades sobre perspectiva tanto em sala de aula como no ambiente virtual. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que propôs a utilização pedagógica das redes sociais como um espaço complementar à sala de aula. Selecionamos atividades realizadas em sala de aula e na rede social, que apresentam habilidades do pensamento geométrico construídas por meio da interação de alunos do 3º ano do ensino médio durante sua resolução. Utilizamos como suporte a teoria de Van Hiele, as concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização e aos trabalhos de Marcelo Bairral sobre interações em ambientes virtuais. Percebemos que é possível estabelecer uma conexão entre sala de aula e rede social interferindo positivamente na aprendizagem dos alunos. Além do mais, as interações desenvolvidas no ambiente virtual permitem ao professor analisar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. |
id |
IFES-1_cfb525d3307cad68957b7a3991aa47b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/108 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA!Sólidos geométricosVisualizaçãoRedes sociaisInteraçãoEste artigo tem por objetivo identificar habilidades do pensamento geométrico de alunos do ensino médio e suas formas de interlocução explicitadas durante o processo de interação na resolução de atividades sobre perspectiva tanto em sala de aula como no ambiente virtual. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que propôs a utilização pedagógica das redes sociais como um espaço complementar à sala de aula. Selecionamos atividades realizadas em sala de aula e na rede social, que apresentam habilidades do pensamento geométrico construídas por meio da interação de alunos do 3º ano do ensino médio durante sua resolução. Utilizamos como suporte a teoria de Van Hiele, as concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização e aos trabalhos de Marcelo Bairral sobre interações em ambientes virtuais. Percebemos que é possível estabelecer uma conexão entre sala de aula e rede social interferindo positivamente na aprendizagem dos alunos. Além do mais, as interações desenvolvidas no ambiente virtual permitem ao professor analisar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10810.36524/dect.v5i02.108Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 171-1882236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108/105Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMongin Rovetta, OrgandiFraga da Silva, Sandra Aparecida2019-12-06T16:50:00Zoai::article/108Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.700712Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA! |
title |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA! |
spellingShingle |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA! Mongin Rovetta, Organdi Sólidos geométricos Visualização Redes sociais Interação |
title_short |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA! |
title_full |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA! |
title_fullStr |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA! |
title_full_unstemmed |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA! |
title_sort |
INTEGRAR SALA DE AULA E REDE SOCIAL: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PERSPECTIVA GEOMÉTRICA! |
author |
Mongin Rovetta, Organdi |
author_facet |
Mongin Rovetta, Organdi Fraga da Silva, Sandra Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Fraga da Silva, Sandra Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mongin Rovetta, Organdi Fraga da Silva, Sandra Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sólidos geométricos Visualização Redes sociais Interação |
topic |
Sólidos geométricos Visualização Redes sociais Interação |
description |
Este artigo tem por objetivo identificar habilidades do pensamento geométrico de alunos do ensino médio e suas formas de interlocução explicitadas durante o processo de interação na resolução de atividades sobre perspectiva tanto em sala de aula como no ambiente virtual. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que propôs a utilização pedagógica das redes sociais como um espaço complementar à sala de aula. Selecionamos atividades realizadas em sala de aula e na rede social, que apresentam habilidades do pensamento geométrico construídas por meio da interação de alunos do 3º ano do ensino médio durante sua resolução. Utilizamos como suporte a teoria de Van Hiele, as concepções de Angel Gutiérrez sobre visualização e aos trabalhos de Marcelo Bairral sobre interações em ambientes virtuais. Percebemos que é possível estabelecer uma conexão entre sala de aula e rede social interferindo positivamente na aprendizagem dos alunos. Além do mais, as interações desenvolvidas no ambiente virtual permitem ao professor analisar o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108 10.36524/dect.v5i02.108 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i02.108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108/105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 171-188 2236-2150 10.36524/dect.v5i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027573993472 |