PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Popenga Geraim Monteiro, Michelle
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima-Berton, Tatiane Delurdes de, Asinelli-Luz, Araci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5784
Resumo: Pensando na trajetória que ainda deve ser construída para a proteção da infância, discute-se a criança e os fatores de prevenção do bullying escolar, uma vez que existe a necessidade de aprofundar os saberes relacionados à prevenção, violações, violências e convivência escolar e a ampliação da experiência enquanto educadores, na tentativa de organizar ações e estratégias preventivas para infância, salientando a participação da instituição escolar, de espaços não escolares e a participação comunitária, como fontes de contribuição e corresponsabilidade. Trata-se de um estudo bibliográfico e com alcance descritivo. Uma discussão teórica que envolve autores sobre a criança e a Sociologia da Infância, sobre o bullying escolar e a prevenção à violência. A importância de abordar essas áreas da educação ocorre em razão da construção de vínculos afetivos tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços com atividades que visam fortalecimento de vínculos e a convivência, nos quais o professor/educador trabalha em conjunto com profissionais que atuam fora da escola, envolvendo nessa perspectiva a participação da família e da comunidade.
id UNOCHAPO-1_5e2ed4f93eb1b5b5ca0ea73f6e2a884b
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5784
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessáriosBullying escolar. Educação escolar e não escolar. Infância. Prevenção.Pensando na trajetória que ainda deve ser construída para a proteção da infância, discute-se a criança e os fatores de prevenção do bullying escolar, uma vez que existe a necessidade de aprofundar os saberes relacionados à prevenção, violações, violências e convivência escolar e a ampliação da experiência enquanto educadores, na tentativa de organizar ações e estratégias preventivas para infância, salientando a participação da instituição escolar, de espaços não escolares e a participação comunitária, como fontes de contribuição e corresponsabilidade. Trata-se de um estudo bibliográfico e com alcance descritivo. Uma discussão teórica que envolve autores sobre a criança e a Sociologia da Infância, sobre o bullying escolar e a prevenção à violência. A importância de abordar essas áreas da educação ocorre em razão da construção de vínculos afetivos tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços com atividades que visam fortalecimento de vínculos e a convivência, nos quais o professor/educador trabalha em conjunto com profissionais que atuam fora da escola, envolvendo nessa perspectiva a participação da família e da comunidade.Unochapecó2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/578410.22196/rp.v22i0.5784Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-22Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5784/3281Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPopenga Geraim Monteiro, MichelleLima-Berton, Tatiane Delurdes deAsinelli-Luz, Araci 2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5784Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários
title PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários
spellingShingle PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários
Popenga Geraim Monteiro, Michelle
Bullying escolar. Educação escolar e não escolar. Infância. Prevenção.
title_short PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários
title_full PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários
title_fullStr PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários
title_full_unstemmed PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários
title_sort PREVENÇÃO DO BULLYING NA INFÂNCIA: : saberes necessários
author Popenga Geraim Monteiro, Michelle
author_facet Popenga Geraim Monteiro, Michelle
Lima-Berton, Tatiane Delurdes de
Asinelli-Luz, Araci
author_role author
author2 Lima-Berton, Tatiane Delurdes de
Asinelli-Luz, Araci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Popenga Geraim Monteiro, Michelle
Lima-Berton, Tatiane Delurdes de
Asinelli-Luz, Araci
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying escolar. Educação escolar e não escolar. Infância. Prevenção.
topic Bullying escolar. Educação escolar e não escolar. Infância. Prevenção.
description Pensando na trajetória que ainda deve ser construída para a proteção da infância, discute-se a criança e os fatores de prevenção do bullying escolar, uma vez que existe a necessidade de aprofundar os saberes relacionados à prevenção, violações, violências e convivência escolar e a ampliação da experiência enquanto educadores, na tentativa de organizar ações e estratégias preventivas para infância, salientando a participação da instituição escolar, de espaços não escolares e a participação comunitária, como fontes de contribuição e corresponsabilidade. Trata-se de um estudo bibliográfico e com alcance descritivo. Uma discussão teórica que envolve autores sobre a criança e a Sociologia da Infância, sobre o bullying escolar e a prevenção à violência. A importância de abordar essas áreas da educação ocorre em razão da construção de vínculos afetivos tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços com atividades que visam fortalecimento de vínculos e a convivência, nos quais o professor/educador trabalha em conjunto com profissionais que atuam fora da escola, envolvendo nessa perspectiva a participação da família e da comunidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5784
10.22196/rp.v22i0.5784
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5784
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5784/3281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-22
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-22
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996069933056