Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938 |
Resumo: | A assunção de matrizes identitárias heteronormativas tende a imputar sanções aqueles sujeitos que agem em descumprimento aos processos colonizadores e essa violência adquire contornos dramáticos no ambiente escolar pela ausência de estratégias e na extensa cadeia de negativação e invisibilidades impostas a alunos/as homossexuais. Ancorados nos Estudos Culturais pretendemos evidenciar a constituição da(s) identidade(s) e (re)produção da(s) diferença(s) manifestas neste espaço através do uso de referências sobre a temática em questão. Observamos que é empírica a necessidade de se pensar cotidianamente em estratégias e políticas de combate e enfrentamento às diversas formas de assédio e opressão a que são submetidas pessoas não heteronormatizadas e nesse embate a escola tem papel de destaque no reconhecimento e valoração de direitos e deveres. |
id |
FURG-2_eb2d973c71ad5db01e10a06230b18154 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4938 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolarIdentidadeDiferençaHeteronormatividadeEscolaA assunção de matrizes identitárias heteronormativas tende a imputar sanções aqueles sujeitos que agem em descumprimento aos processos colonizadores e essa violência adquire contornos dramáticos no ambiente escolar pela ausência de estratégias e na extensa cadeia de negativação e invisibilidades impostas a alunos/as homossexuais. Ancorados nos Estudos Culturais pretendemos evidenciar a constituição da(s) identidade(s) e (re)produção da(s) diferença(s) manifestas neste espaço através do uso de referências sobre a temática em questão. Observamos que é empírica a necessidade de se pensar cotidianamente em estratégias e políticas de combate e enfrentamento às diversas formas de assédio e opressão a que são submetidas pessoas não heteronormatizadas e nesse embate a escola tem papel de destaque no reconhecimento e valoração de direitos e deveres.Universidade Federal do Rio Grande2015-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 73-94Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 73-942316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938/3114Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Júnior, Isaias BatistaMaio, Eliane Rose2018-05-08T14:48:35Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4938Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:35Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar |
title |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar |
spellingShingle |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar de Oliveira Júnior, Isaias Batista Identidade Diferença Heteronormatividade Escola |
title_short |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar |
title_full |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar |
title_fullStr |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar |
title_sort |
Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar |
author |
de Oliveira Júnior, Isaias Batista |
author_facet |
de Oliveira Júnior, Isaias Batista Maio, Eliane Rose |
author_role |
author |
author2 |
Maio, Eliane Rose |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Júnior, Isaias Batista Maio, Eliane Rose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Diferença Heteronormatividade Escola |
topic |
Identidade Diferença Heteronormatividade Escola |
description |
A assunção de matrizes identitárias heteronormativas tende a imputar sanções aqueles sujeitos que agem em descumprimento aos processos colonizadores e essa violência adquire contornos dramáticos no ambiente escolar pela ausência de estratégias e na extensa cadeia de negativação e invisibilidades impostas a alunos/as homossexuais. Ancorados nos Estudos Culturais pretendemos evidenciar a constituição da(s) identidade(s) e (re)produção da(s) diferença(s) manifestas neste espaço através do uso de referências sobre a temática em questão. Observamos que é empírica a necessidade de se pensar cotidianamente em estratégias e políticas de combate e enfrentamento às diversas formas de assédio e opressão a que são submetidas pessoas não heteronormatizadas e nesse embate a escola tem papel de destaque no reconhecimento e valoração de direitos e deveres. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938/3114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 73-94 Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 73-94 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870236160000 |