Biblioteca: espaço de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angela Pereira Lopes Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTQHX
Resumo: Este Plano de Ação tem por objetivo entender a biblioteca escolar como um espaço propício a aprendizagem e que pode ser construído no conjunto das interações entre docentes e profissionais da biblioteca. Portanto, faz-se necessário avaliar a concepção dos professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RMEBH) sobre o papel, a função da biblioteca escolar. Com o advento da Escola Plural em 1994, a Prefeitura investiu em um Programa de Revitalização das Bibliotecas Escolares. Após quinze anos deste Programa todas as escolas da RMEBH possuem uma biblioteca bem estruturada, com profissionais preparados e acervo diversificado. A metodologia adotada neste trabalho foi entrevista semi-dirigida com o intuito de investigar as concepções dos docentes concernente a biblioteca. Verificou-se que todo o universo pesquisado considera a biblioteca como espaço de aprendizagem.Compreende-se que a intercessão proporcionada por estes diálogos (biblioteca/sala de aula) favorecem os processos da aprendizagem.
id UFMG_0be24b3940a715b0952cba8401610cec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTQHX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Alice Moreira LimaAngela Pereira Lopes Vieira2019-08-13T15:01:20Z2019-08-13T15:01:20Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTQHXEste Plano de Ação tem por objetivo entender a biblioteca escolar como um espaço propício a aprendizagem e que pode ser construído no conjunto das interações entre docentes e profissionais da biblioteca. Portanto, faz-se necessário avaliar a concepção dos professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RMEBH) sobre o papel, a função da biblioteca escolar. Com o advento da Escola Plural em 1994, a Prefeitura investiu em um Programa de Revitalização das Bibliotecas Escolares. Após quinze anos deste Programa todas as escolas da RMEBH possuem uma biblioteca bem estruturada, com profissionais preparados e acervo diversificado. A metodologia adotada neste trabalho foi entrevista semi-dirigida com o intuito de investigar as concepções dos docentes concernente a biblioteca. Verificou-se que todo o universo pesquisado considera a biblioteca como espaço de aprendizagem.Compreende-se que a intercessão proporcionada por estes diálogos (biblioteca/sala de aula) favorecem os processos da aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBibliotecas escolaresAprendizagemBibliotecaDocentesAprendizagemRevitalização das BibliotecasProfissionais das BibliotecasEscola PluralBiblioteca: espaço de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp.pdfapplication/pdf109872https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTQHX/1/acpp.pdf9d3fce6d07180e58bcdb58701902919fMD51TEXTacpp.pdf.txtacpp.pdf.txtExtracted texttext/plain48481https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTQHX/2/acpp.pdf.txt4982c567f166a57f24c0da550e0d7bbcMD521843/VRNS-9NTQHX2019-11-14 13:33:44.122oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTQHXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:33:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biblioteca: espaço de aprendizagem
title Biblioteca: espaço de aprendizagem
spellingShingle Biblioteca: espaço de aprendizagem
Angela Pereira Lopes Vieira
Biblioteca
Docentes
Aprendizagem
Revitalização das Bibliotecas
Profissionais das Bibliotecas
Escola Plural
Educação
Bibliotecas escolares
Aprendizagem
title_short Biblioteca: espaço de aprendizagem
title_full Biblioteca: espaço de aprendizagem
title_fullStr Biblioteca: espaço de aprendizagem
title_full_unstemmed Biblioteca: espaço de aprendizagem
title_sort Biblioteca: espaço de aprendizagem
author Angela Pereira Lopes Vieira
author_facet Angela Pereira Lopes Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Alice Moreira Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Angela Pereira Lopes Vieira
contributor_str_mv Maria Alice Moreira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca
Docentes
Aprendizagem
Revitalização das Bibliotecas
Profissionais das Bibliotecas
Escola Plural
topic Biblioteca
Docentes
Aprendizagem
Revitalização das Bibliotecas
Profissionais das Bibliotecas
Escola Plural
Educação
Bibliotecas escolares
Aprendizagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Bibliotecas escolares
Aprendizagem
description Este Plano de Ação tem por objetivo entender a biblioteca escolar como um espaço propício a aprendizagem e que pode ser construído no conjunto das interações entre docentes e profissionais da biblioteca. Portanto, faz-se necessário avaliar a concepção dos professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RMEBH) sobre o papel, a função da biblioteca escolar. Com o advento da Escola Plural em 1994, a Prefeitura investiu em um Programa de Revitalização das Bibliotecas Escolares. Após quinze anos deste Programa todas as escolas da RMEBH possuem uma biblioteca bem estruturada, com profissionais preparados e acervo diversificado. A metodologia adotada neste trabalho foi entrevista semi-dirigida com o intuito de investigar as concepções dos docentes concernente a biblioteca. Verificou-se que todo o universo pesquisado considera a biblioteca como espaço de aprendizagem.Compreende-se que a intercessão proporcionada por estes diálogos (biblioteca/sala de aula) favorecem os processos da aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T15:01:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T15:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTQHX
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTQHX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTQHX/1/acpp.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTQHX/2/acpp.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d3fce6d07180e58bcdb58701902919f
4982c567f166a57f24c0da550e0d7bbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676952942149632