Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shintaku, Milton
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fagundes de Brito, Ronnie, Seabra Ferreira Jr., Rui, Barraviera, Benedito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11189
Resumo: As Ciências mudam e evoluem constantemente seus processos. Dentre eles, destaca-se o movimento de abertura, o qual se distingue em face da pressão maciça da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A Ciência Aberta tem se mostrado a mais impactante por englobar várias iniciativas, sendo a Avaliação Aberta pelos Pares o maior desafio. O presente estudo teve por objetivos levantar e analisar a literatura disponível sobre a Avaliação Aberta pelos Pares a fim de identificar conceitos e tendências e apoiar os editores na discussão sobre essa nova modalidade proposta. A avaliação aberta pelos pares ainda se apresenta como um desafio para todos os envolvidos na editoração científica. Apesar das vantagens teóricas, a avaliação duplo-cega reina absoluta, ainda se questionando se tanto o avaliado quanto o avaliador devem se conhecer. A abertura das ciências é um processo aparentemente irreversível, embora esteja enfrentando muita resistência pelos produtores do conhecimento científico. A implantação da avaliação aberta permitirá, em futuro breve, o acompanhamento e a avaliação deste processo, o que culminará com procedimentos transparentes e fornecerá novos subsídios tanto para os editores quanto para os avaliadores/avaliados.
id FURG-3_3a42fd8f06ad876c635481dfa03af523
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11189
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexãoCiência Aberta. Fluxo editorial. Avaliação pelos pares. Avaliação aberta. Periódicos científicosAs Ciências mudam e evoluem constantemente seus processos. Dentre eles, destaca-se o movimento de abertura, o qual se distingue em face da pressão maciça da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A Ciência Aberta tem se mostrado a mais impactante por englobar várias iniciativas, sendo a Avaliação Aberta pelos Pares o maior desafio. O presente estudo teve por objetivos levantar e analisar a literatura disponível sobre a Avaliação Aberta pelos Pares a fim de identificar conceitos e tendências e apoiar os editores na discussão sobre essa nova modalidade proposta. A avaliação aberta pelos pares ainda se apresenta como um desafio para todos os envolvidos na editoração científica. Apesar das vantagens teóricas, a avaliação duplo-cega reina absoluta, ainda se questionando se tanto o avaliado quanto o avaliador devem se conhecer. A abertura das ciências é um processo aparentemente irreversível, embora esteja enfrentando muita resistência pelos produtores do conhecimento científico. A implantação da avaliação aberta permitirá, em futuro breve, o acompanhamento e a avaliação deste processo, o que culminará com procedimentos transparentes e fornecerá novos subsídios tanto para os editores quanto para os avaliadores/avaliados.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1118910.14295/biblos.v34i1.11189BIBLOS; Vol. 34 No. 1 (2020): Dossiê Comunicação Científica; 161-175BIBLOS; v. 34 n. 1 (2020): Dossiê Comunicação Científica; 161-1752236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11189/7792Copyright (c) 2020 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessShintaku, MiltonFagundes de Brito, RonnieSeabra Ferreira Jr., RuiBarraviera, Benedito2023-01-19T14:07:06Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11189Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2023-01-19T14:07:06Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão
title Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão
spellingShingle Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão
Shintaku, Milton
Ciência Aberta. Fluxo editorial. Avaliação pelos pares. Avaliação aberta. Periódicos científicos
title_short Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão
title_full Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão
title_fullStr Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão
title_full_unstemmed Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão
title_sort Avaliação aberta pelos pares no âmbito da Ciência Aberta : revisão e reflexão
author Shintaku, Milton
author_facet Shintaku, Milton
Fagundes de Brito, Ronnie
Seabra Ferreira Jr., Rui
Barraviera, Benedito
author_role author
author2 Fagundes de Brito, Ronnie
Seabra Ferreira Jr., Rui
Barraviera, Benedito
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shintaku, Milton
Fagundes de Brito, Ronnie
Seabra Ferreira Jr., Rui
Barraviera, Benedito
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Aberta. Fluxo editorial. Avaliação pelos pares. Avaliação aberta. Periódicos científicos
topic Ciência Aberta. Fluxo editorial. Avaliação pelos pares. Avaliação aberta. Periódicos científicos
description As Ciências mudam e evoluem constantemente seus processos. Dentre eles, destaca-se o movimento de abertura, o qual se distingue em face da pressão maciça da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A Ciência Aberta tem se mostrado a mais impactante por englobar várias iniciativas, sendo a Avaliação Aberta pelos Pares o maior desafio. O presente estudo teve por objetivos levantar e analisar a literatura disponível sobre a Avaliação Aberta pelos Pares a fim de identificar conceitos e tendências e apoiar os editores na discussão sobre essa nova modalidade proposta. A avaliação aberta pelos pares ainda se apresenta como um desafio para todos os envolvidos na editoração científica. Apesar das vantagens teóricas, a avaliação duplo-cega reina absoluta, ainda se questionando se tanto o avaliado quanto o avaliador devem se conhecer. A abertura das ciências é um processo aparentemente irreversível, embora esteja enfrentando muita resistência pelos produtores do conhecimento científico. A implantação da avaliação aberta permitirá, em futuro breve, o acompanhamento e a avaliação deste processo, o que culminará com procedimentos transparentes e fornecerá novos subsídios tanto para os editores quanto para os avaliadores/avaliados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11189
10.14295/biblos.v34i1.11189
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11189
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v34i1.11189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11189/7792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 BIBLOS
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 34 No. 1 (2020): Dossiê Comunicação Científica; 161-175
BIBLOS; v. 34 n. 1 (2020): Dossiê Comunicação Científica; 161-175
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945098372743168