Avaliação aberta pelos pares no âmbito da ciência aberta: revisão e reflexão.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/10509 https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11189 |
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Avaliação aberta pelos pares no âmbito da ciência aberta: revisão e reflexão.Open evaluation by people in the framework of open science: review and reflection.Ciência AbertaFluxo editorialAvaliação pelos paresAvaliação abertaPeriódicos científicosOpen ScienciPublishing editors' cyclePeer ReviewJournalsArtigo de periódico.As Ciências mudam e evoluem constantemente seus processos. Dentre eles, destaca-se o movimento de abertura, o qual se distingue em face da pressão maciça da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A Ciência Aberta tem se mostrado a mais impactante por englobar várias iniciativas, sendo a Avaliação Aberta pelos Pares o maior desafio. O presente estudo teve por objetivos levantar e analisar a literatura disponível sobre a Avaliação Aberta pelos Pares a fim de identificar conceitos e tendências e apoiar os editores na discussão sobre essa nova modalidade proposta. A avaliação aberta pelos pares ainda se apresenta como um desafio para todos os envolvidos na editoração científica. Apesar das vantagens teóricas, a avaliação duplo-cega reina absoluta, ainda se questionando se tanto o avaliado quanto o avaliador devem se conhecer. A abertura das ciências é um processo aparentemente irreversível, embora esteja enfrentando muita resistência pelos produtores do conhecimento científico. A implantação da avaliação aberta permitirá, em futuro breve, o acompanhamento e a avaliação deste processo, o que culminará com procedimentos transparentes e fornecerá novos subsídios tanto para os editores quanto para os avaliadores/avaliados.Sciences constantly change e evolve their processes. Among them, the open access movement stands out, facing the pressure of Information and Communication Technology (ICT). Open Science has proved to be the most impactful as it encompasses several initiatives, with Open Peer Review being the biggest challenge. This paper aims to survey and analyze the available literature on Open Peer Review, in order to identify concepts and trends and support the editors in the discussion about this proposed new modality. Open Peer Assessment still presents itself as a challenge for scientific publishing. Despite the theoretical advantages, double-blind evaluation is still absolute, even when questioning whether both the appraisers and the appraiser should know each other. The Open Science movement is irreversible, although it is facing resistance by the producers of scientific knowledge. The implementation of Open Peer Review will allow the monitoring and evaluation of this process, which will culminate in transparent procedures and provide new subsidies for both editors and reviewer.2022-07-05T16:38:58Z2022-07-05T16:38:58Z2020-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSHINTAKU, M.; FAGUNDES DE BRITO, R.; SEABRA FERREIRA JR., R.; BARRAVIERA, B. Avaliação aberta pelos pares no âmbito da ciência aberta: revisão e reflexão. BIBLOS, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 161–175, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11189. Acesso em: 4 jul. 2022.2236-7594http://repositorio.furg.br/handle/1/10509https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11189porShintaku, MiltonBrito, Ronnie Fagundes deFerreira Junior, Rui SeabraBarraviera, Beneditoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-08-29T11:30:43Zoai:repositorio.furg.br:1/10509Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-08-29T11:30:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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