Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782 |
Resumo: | Considerando que os estudos voltados para o ensino do curso de Biblioteconomia têm se debruçado muito mais sobre os resultados das atividades aplicadas do que para as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas oferecidas em seu currículo mínimo, tem-se como objetivo neste trabalho relatar o uso da metodologia ativa de aprendizagem - Problem Based Learning (PBL ou aprendizagem baseada em projetos ou problemas) na disciplina Fontes de Informação do Curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal da Bahia. Para isso, apresenta-se as etapas desenvolvidas na aplicação do PBL em sala de aula. O resultado foi a criação, pelos alunos, de um catálogo on-line de fotonovelas a partir do problema apresentado. Concluiu-se que em relação aos métodos tradicionais utilizados, a aplicação do método possibilitou aos alunos vivenciar durante a graduação uma prática cotidiana do profissional bibliotecário, além de possibilitar uma abordagem interdisciplinar. |
id |
FURG-3_6fd011a3550c310ae356f2301c181d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8782 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de BiblioteconomiaMetodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informaçãoConsiderando que os estudos voltados para o ensino do curso de Biblioteconomia têm se debruçado muito mais sobre os resultados das atividades aplicadas do que para as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas oferecidas em seu currículo mínimo, tem-se como objetivo neste trabalho relatar o uso da metodologia ativa de aprendizagem - Problem Based Learning (PBL ou aprendizagem baseada em projetos ou problemas) na disciplina Fontes de Informação do Curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal da Bahia. Para isso, apresenta-se as etapas desenvolvidas na aplicação do PBL em sala de aula. O resultado foi a criação, pelos alunos, de um catálogo on-line de fotonovelas a partir do problema apresentado. Concluiu-se que em relação aos métodos tradicionais utilizados, a aplicação do método possibilitou aos alunos vivenciar durante a graduação uma prática cotidiana do profissional bibliotecário, além de possibilitar uma abordagem interdisciplinar.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/878210.14295/biblos.v33i1.8782BIBLOS; Vol. 33 No. 1 (2019); 182-200BIBLOS; v. 33 n. 1 (2019); 182-2002236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782/7273Copyright (c) 2020 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLessa, Bruna2020-04-01T22:53:39Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8782Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2020-04-01T22:53:39Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia |
title |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia |
spellingShingle |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia Lessa, Bruna Metodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informação |
title_short |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia |
title_full |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia |
title_fullStr |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia |
title_full_unstemmed |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia |
title_sort |
Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia |
author |
Lessa, Bruna |
author_facet |
Lessa, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lessa, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informação |
topic |
Metodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informação |
description |
Considerando que os estudos voltados para o ensino do curso de Biblioteconomia têm se debruçado muito mais sobre os resultados das atividades aplicadas do que para as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas oferecidas em seu currículo mínimo, tem-se como objetivo neste trabalho relatar o uso da metodologia ativa de aprendizagem - Problem Based Learning (PBL ou aprendizagem baseada em projetos ou problemas) na disciplina Fontes de Informação do Curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal da Bahia. Para isso, apresenta-se as etapas desenvolvidas na aplicação do PBL em sala de aula. O resultado foi a criação, pelos alunos, de um catálogo on-line de fotonovelas a partir do problema apresentado. Concluiu-se que em relação aos métodos tradicionais utilizados, a aplicação do método possibilitou aos alunos vivenciar durante a graduação uma prática cotidiana do profissional bibliotecário, além de possibilitar uma abordagem interdisciplinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782 10.14295/biblos.v33i1.8782 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v33i1.8782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782/7273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 BIBLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 BIBLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 33 No. 1 (2019); 182-200 BIBLOS; v. 33 n. 1 (2019); 182-200 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945098340237312 |