Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Bruna
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblos (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782
Resumo: Considerando que os estudos voltados para o ensino do curso de Biblioteconomia têm se debruçado muito mais sobre os resultados das atividades aplicadas do que para as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas oferecidas em seu currículo mínimo, tem-se como objetivo neste trabalho relatar o uso da metodologia ativa de aprendizagem - Problem Based Learning (PBL ou aprendizagem baseada em projetos ou problemas) na disciplina Fontes de Informação do Curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal da Bahia. Para isso, apresenta-se as etapas desenvolvidas na aplicação do PBL em sala de aula. O resultado foi a criação, pelos alunos, de um catálogo on-line de fotonovelas a partir do problema apresentado. Concluiu-se que em relação aos métodos tradicionais utilizados, a aplicação do método possibilitou aos alunos vivenciar durante a graduação uma prática cotidiana do profissional bibliotecário, além de possibilitar uma abordagem interdisciplinar.
id FURG-3_6fd011a3550c310ae356f2301c181d0b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8782
network_acronym_str FURG-3
network_name_str Biblos (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de BiblioteconomiaMetodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informaçãoConsiderando que os estudos voltados para o ensino do curso de Biblioteconomia têm se debruçado muito mais sobre os resultados das atividades aplicadas do que para as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas oferecidas em seu currículo mínimo, tem-se como objetivo neste trabalho relatar o uso da metodologia ativa de aprendizagem - Problem Based Learning (PBL ou aprendizagem baseada em projetos ou problemas) na disciplina Fontes de Informação do Curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal da Bahia. Para isso, apresenta-se as etapas desenvolvidas na aplicação do PBL em sala de aula. O resultado foi a criação, pelos alunos, de um catálogo on-line de fotonovelas a partir do problema apresentado. Concluiu-se que em relação aos métodos tradicionais utilizados, a aplicação do método possibilitou aos alunos vivenciar durante a graduação uma prática cotidiana do profissional bibliotecário, além de possibilitar uma abordagem interdisciplinar.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/878210.14295/biblos.v33i1.8782BIBLOS; Vol. 33 No. 1 (2019); 182-200BIBLOS; v. 33 n. 1 (2019); 182-2002236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782/7273Copyright (c) 2020 BIBLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLessa, Bruna2020-04-01T22:53:39Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8782Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2020-04-01T22:53:39Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
title Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
spellingShingle Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
Lessa, Bruna
Metodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informação
title_short Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
title_full Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
title_fullStr Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
title_full_unstemmed Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
title_sort Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia
author Lessa, Bruna
author_facet Lessa, Bruna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informação
topic Metodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informação
description Considerando que os estudos voltados para o ensino do curso de Biblioteconomia têm se debruçado muito mais sobre os resultados das atividades aplicadas do que para as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas oferecidas em seu currículo mínimo, tem-se como objetivo neste trabalho relatar o uso da metodologia ativa de aprendizagem - Problem Based Learning (PBL ou aprendizagem baseada em projetos ou problemas) na disciplina Fontes de Informação do Curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal da Bahia. Para isso, apresenta-se as etapas desenvolvidas na aplicação do PBL em sala de aula. O resultado foi a criação, pelos alunos, de um catálogo on-line de fotonovelas a partir do problema apresentado. Concluiu-se que em relação aos métodos tradicionais utilizados, a aplicação do método possibilitou aos alunos vivenciar durante a graduação uma prática cotidiana do profissional bibliotecário, além de possibilitar uma abordagem interdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782
10.14295/biblos.v33i1.8782
url https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782
identifier_str_mv 10.14295/biblos.v33i1.8782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782/7273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 BIBLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 BIBLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv BIBLOS; Vol. 33 No. 1 (2019); 182-200
BIBLOS; v. 33 n. 1 (2019); 182-200
2236-7594
0102-4388
reponame:Biblos (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Biblos (Rio Grande. Online)
collection Biblos (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv angelicacdm@gmail.com
_version_ 1798945098340237312