O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490 |
Resumo: | A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais e vários profissionais estão engajados na área, dentre eles destaca-se o bibliotecário, o qual dispõe de competências que podem contribuir para a modalidade. Ao observar o método estruturalista, a partir da visão dos seus precursores, Saussere e Lévy-Strauss, os quais apresentam focos referentes à semântica e à antropologia. O presente artigo busca refletir e nortear, do ponto de vista teórico, as contribuições do estruturalismo à atuação do bibliotecário no ambiente da educação à distância. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, onde busca, de acordo com a literatura, despertar para as relações importantes que o referido método pode contribuir com as ações do bibliotecário, desde aspectos documentais, como a web semântica, até análises sobre a satisfação dos usuários no tocante aos serviços prestados. |
id |
FURG-3_c9f5b7f30283e77613e08a456b445614 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11490 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo.A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais e vários profissionais estão engajados na área, dentre eles destaca-se o bibliotecário, o qual dispõe de competências que podem contribuir para a modalidade. Ao observar o método estruturalista, a partir da visão dos seus precursores, Saussere e Lévy-Strauss, os quais apresentam focos referentes à semântica e à antropologia. O presente artigo busca refletir e nortear, do ponto de vista teórico, as contribuições do estruturalismo à atuação do bibliotecário no ambiente da educação à distância. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, onde busca, de acordo com a literatura, despertar para as relações importantes que o referido método pode contribuir com as ações do bibliotecário, desde aspectos documentais, como a web semântica, até análises sobre a satisfação dos usuários no tocante aos serviços prestados.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1149010.14295/biblos.v34i2.11490BIBLOS; Vol. 34 No. 2 (2020): Dossiê Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação BIBLOS; v. 34 n. 2 (2020): Dossiê Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação 2236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490/8447Copyright (c) 2020 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Paula Pinheiro daSilva, Andréa Soares Rocha daFarias, Gabriela Belmont deDavid, Priscila Barros2023-01-19T18:06:57Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11490Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2023-01-19T18:06:57Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
spellingShingle |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista Nóbrega, Paula Pinheiro da Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo. |
title_short |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title_full |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title_fullStr |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title_full_unstemmed |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title_sort |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
author |
Nóbrega, Paula Pinheiro da |
author_facet |
Nóbrega, Paula Pinheiro da Silva, Andréa Soares Rocha da Farias, Gabriela Belmont de David, Priscila Barros |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andréa Soares Rocha da Farias, Gabriela Belmont de David, Priscila Barros |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Paula Pinheiro da Silva, Andréa Soares Rocha da Farias, Gabriela Belmont de David, Priscila Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo. |
topic |
Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo. |
description |
A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais e vários profissionais estão engajados na área, dentre eles destaca-se o bibliotecário, o qual dispõe de competências que podem contribuir para a modalidade. Ao observar o método estruturalista, a partir da visão dos seus precursores, Saussere e Lévy-Strauss, os quais apresentam focos referentes à semântica e à antropologia. O presente artigo busca refletir e nortear, do ponto de vista teórico, as contribuições do estruturalismo à atuação do bibliotecário no ambiente da educação à distância. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, onde busca, de acordo com a literatura, despertar para as relações importantes que o referido método pode contribuir com as ações do bibliotecário, desde aspectos documentais, como a web semântica, até análises sobre a satisfação dos usuários no tocante aos serviços prestados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490 10.14295/biblos.v34i2.11490 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v34i2.11490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490/8447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 34 No. 2 (2020): Dossiê Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação BIBLOS; v. 34 n. 2 (2020): Dossiê Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1798945098384277504 |