Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação & Informação |
DOI: | 10.5433/1981-8920.2006v11n2p141 |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo mostrar a estratégia que está sendo utilizada pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) / Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), para a implantação de bibliotecas híbridas em seus 24 (vinte e quatro) Pólos Regionais dos diversos cursos de graduação a distância semipresenciais. Com esta pesquisa pretende-se, ainda, mostrar as possibilidades e os limites da biblioteca física e o quanto é complexo transmitir informação via rede, que, valendo-se da Internet, em estrutura de “biblioteca híbrida”, poderá apoiar as atividades dos alunos dos Pólos dos cursos a distância do Consórcio CEDERJ. Para implementação dessas bibliotecas o Consórcio optou por utilizar um software proprietário para automação, o Pergamum, que apresenta características pertinentes, dentre as quais a recuperação da informação, em rede, pelos discentes além de possibilitar a implementação de uma biblioteca virtual. Descreve os principais conceitos que fundamentam o trabalho de pesquisa e a metodologia para a implementação da estratégia proposta; apresenta o modelo de EAD da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ e conclui enfatizando a complexidade da organização, da transmissão e da recuperação da informação via web, tendo a Internet como suporte. Ressalta ainda, como estudos futuros, a elaboração um vocabulário sistematizado que possibilitará realizar um controle terminológico para auxiliar na filtragem das informações. |
id |
UEL-8_d4aa37d0a6b1ba1b44aa63c000048583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1698 |
network_acronym_str |
UEL-8 |
network_name_str |
Informação & Informação |
spelling |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a DistânciaEducação a Distância - Bibliotecas HíbridasNTICs – Educação a DistânciaBiblioteca Virtual – Educação a DistânciaEste artigo tem por objetivo mostrar a estratégia que está sendo utilizada pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) / Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), para a implantação de bibliotecas híbridas em seus 24 (vinte e quatro) Pólos Regionais dos diversos cursos de graduação a distância semipresenciais. Com esta pesquisa pretende-se, ainda, mostrar as possibilidades e os limites da biblioteca física e o quanto é complexo transmitir informação via rede, que, valendo-se da Internet, em estrutura de “biblioteca híbrida”, poderá apoiar as atividades dos alunos dos Pólos dos cursos a distância do Consórcio CEDERJ. Para implementação dessas bibliotecas o Consórcio optou por utilizar um software proprietário para automação, o Pergamum, que apresenta características pertinentes, dentre as quais a recuperação da informação, em rede, pelos discentes além de possibilitar a implementação de uma biblioteca virtual. Descreve os principais conceitos que fundamentam o trabalho de pesquisa e a metodologia para a implementação da estratégia proposta; apresenta o modelo de EAD da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ e conclui enfatizando a complexidade da organização, da transmissão e da recuperação da informação via web, tendo a Internet como suporte. Ressalta ainda, como estudos futuros, a elaboração um vocabulário sistematizado que possibilitará realizar um controle terminológico para auxiliar na filtragem das informações.Universidade Estadual de Londrina2006-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/169810.5433/1981-8920.2006v11n2p141Informação & Informação; v. 11 n. 2 (2006); 141-1531981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698/1449Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Andreia VieiraMedeiros, Marcela NevesFernandes, Maria Cristina PfeifferCavalcante, Maise de Sá2020-06-03T20:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1698Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:23:18Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância |
title |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância |
spellingShingle |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância Monteiro, Andreia Vieira Educação a Distância - Bibliotecas Híbridas NTICs – Educação a Distância Biblioteca Virtual – Educação a Distância Monteiro, Andreia Vieira Educação a Distância - Bibliotecas Híbridas NTICs – Educação a Distância Biblioteca Virtual – Educação a Distância |
title_short |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância |
title_full |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância |
title_fullStr |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância |
title_full_unstemmed |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância |
title_sort |
Estratégias para a Implantação de Bibliotecas Híbridas como Apoio à Aprendizagem Semipresencial de Cursos a Distância |
author |
Monteiro, Andreia Vieira |
author_facet |
Monteiro, Andreia Vieira Monteiro, Andreia Vieira Medeiros, Marcela Neves Fernandes, Maria Cristina Pfeiffer Cavalcante, Maise de Sá Medeiros, Marcela Neves Fernandes, Maria Cristina Pfeiffer Cavalcante, Maise de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Marcela Neves Fernandes, Maria Cristina Pfeiffer Cavalcante, Maise de Sá |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Andreia Vieira Medeiros, Marcela Neves Fernandes, Maria Cristina Pfeiffer Cavalcante, Maise de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância - Bibliotecas Híbridas NTICs – Educação a Distância Biblioteca Virtual – Educação a Distância |
topic |
Educação a Distância - Bibliotecas Híbridas NTICs – Educação a Distância Biblioteca Virtual – Educação a Distância |
description |
Este artigo tem por objetivo mostrar a estratégia que está sendo utilizada pela Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância) / Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), para a implantação de bibliotecas híbridas em seus 24 (vinte e quatro) Pólos Regionais dos diversos cursos de graduação a distância semipresenciais. Com esta pesquisa pretende-se, ainda, mostrar as possibilidades e os limites da biblioteca física e o quanto é complexo transmitir informação via rede, que, valendo-se da Internet, em estrutura de “biblioteca híbrida”, poderá apoiar as atividades dos alunos dos Pólos dos cursos a distância do Consórcio CEDERJ. Para implementação dessas bibliotecas o Consórcio optou por utilizar um software proprietário para automação, o Pergamum, que apresenta características pertinentes, dentre as quais a recuperação da informação, em rede, pelos discentes além de possibilitar a implementação de uma biblioteca virtual. Descreve os principais conceitos que fundamentam o trabalho de pesquisa e a metodologia para a implementação da estratégia proposta; apresenta o modelo de EAD da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ e conclui enfatizando a complexidade da organização, da transmissão e da recuperação da informação via web, tendo a Internet como suporte. Ressalta ainda, como estudos futuros, a elaboração um vocabulário sistematizado que possibilitará realizar um controle terminológico para auxiliar na filtragem das informações. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698 10.5433/1981-8920.2006v11n2p141 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698 |
identifier_str_mv |
10.5433/1981-8920.2006v11n2p141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1698/1449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informação & Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação & Informação; v. 11 n. 2 (2006); 141-153 1981-8920 reponame:Informação & Informação instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Informação & Informação |
collection |
Informação & Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||infoeinfo@uel.br |
_version_ |
1822182884423761921 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5433/1981-8920.2006v11n2p141 |