O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblos (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.14295/biblos.v34i2.11490 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490 |
Resumo: | A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais e vários profissionais estão engajados na área, dentre eles destaca-se o bibliotecário, o qual dispõe de competências que podem contribuir para a modalidade. Ao observar o método estruturalista, a partir da visão dos seus precursores, Saussere e Lévy-Strauss, os quais apresentam focos referentes à semântica e à antropologia. O presente artigo busca refletir e nortear, do ponto de vista teórico, as contribuições do estruturalismo à atuação do bibliotecário no ambiente da educação à distância. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, onde busca, de acordo com a literatura, despertar para as relações importantes que o referido método pode contribuir com as ações do bibliotecário, desde aspectos documentais, como a web semântica, até análises sobre a satisfação dos usuários no tocante aos serviços prestados. |
id |
FURG-3_c9f5b7f30283e77613e08a456b445614 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11490 |
network_acronym_str |
FURG-3 |
network_name_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
spelling |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo.A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais e vários profissionais estão engajados na área, dentre eles destaca-se o bibliotecário, o qual dispõe de competências que podem contribuir para a modalidade. Ao observar o método estruturalista, a partir da visão dos seus precursores, Saussere e Lévy-Strauss, os quais apresentam focos referentes à semântica e à antropologia. O presente artigo busca refletir e nortear, do ponto de vista teórico, as contribuições do estruturalismo à atuação do bibliotecário no ambiente da educação à distância. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, onde busca, de acordo com a literatura, despertar para as relações importantes que o referido método pode contribuir com as ações do bibliotecário, desde aspectos documentais, como a web semântica, até análises sobre a satisfação dos usuários no tocante aos serviços prestados.Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1149010.14295/biblos.v34i2.11490BIBLOS; Vol. 34 No. 2 (2020): Dossiê Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação BIBLOS; v. 34 n. 2 (2020): Dossiê Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação 2236-75940102-4388reponame:Biblos (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490/8447Copyright (c) 2020 BIBLOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Paula Pinheiro daSilva, Andréa Soares Rocha daFarias, Gabriela Belmont deDavid, Priscila Barros2023-01-19T18:06:57Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11490Revistahttps://www.seer.furg.br/biblosPUBhttps://www.seer.furg.br/biblos/oaiangelicacdm@gmail.com2236-75940102-4388opendoar:2023-01-19T18:06:57Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
spellingShingle |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista Nóbrega, Paula Pinheiro da Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo. Nóbrega, Paula Pinheiro da Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo. |
title_short |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title_full |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title_fullStr |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title_full_unstemmed |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
title_sort |
O bibliotecário na educação a distância e o método estruturalista |
author |
Nóbrega, Paula Pinheiro da |
author_facet |
Nóbrega, Paula Pinheiro da Nóbrega, Paula Pinheiro da Silva, Andréa Soares Rocha da Farias, Gabriela Belmont de David, Priscila Barros Silva, Andréa Soares Rocha da Farias, Gabriela Belmont de David, Priscila Barros |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andréa Soares Rocha da Farias, Gabriela Belmont de David, Priscila Barros |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Paula Pinheiro da Silva, Andréa Soares Rocha da Farias, Gabriela Belmont de David, Priscila Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo. |
topic |
Atuação Bibliotecária. Ambiente Virtual. Educação a Distância.Estruturalismo. |
description |
A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais e vários profissionais estão engajados na área, dentre eles destaca-se o bibliotecário, o qual dispõe de competências que podem contribuir para a modalidade. Ao observar o método estruturalista, a partir da visão dos seus precursores, Saussere e Lévy-Strauss, os quais apresentam focos referentes à semântica e à antropologia. O presente artigo busca refletir e nortear, do ponto de vista teórico, as contribuições do estruturalismo à atuação do bibliotecário no ambiente da educação à distância. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa, onde busca, de acordo com a literatura, despertar para as relações importantes que o referido método pode contribuir com as ações do bibliotecário, desde aspectos documentais, como a web semântica, até análises sobre a satisfação dos usuários no tocante aos serviços prestados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490 10.14295/biblos.v34i2.11490 |
url |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490 |
identifier_str_mv |
10.14295/biblos.v34i2.11490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11490/8447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 BIBLOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
BIBLOS; Vol. 34 No. 2 (2020): Dossiê Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação BIBLOS; v. 34 n. 2 (2020): Dossiê Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Ciência da Informação 2236-7594 0102-4388 reponame:Biblos (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Biblos (Rio Grande. Online) |
collection |
Biblos (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblos (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
angelicacdm@gmail.com |
_version_ |
1822181065298542592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/biblos.v34i2.11490 |