LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, André Luíz Coutinho
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Gusmão Almeida Xavier, Leticia, Nascimento Fidelis, Anna Clara, Wagner York, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14429
Resumo: O presente texto busca refletir sobre as constantes movimentações na produção, construção, desconstrução e reconstrução de si, dos outros, a partir de alguns dos dispositivos correlatados na inserção de sujeites outres na sociedade plural e por vezes, oxímora na proposição da vida. Assim a produção em questão visa apresentar tópicos do Curso Linguagem Inclusiva de Gênero e sua importância na Educação, promovido pelo Programa de Iniciação Acadêmica – PROINICIAR/UERJ. Além disso, busca-se demonstrar sua relevância na/para a formação de professoras/es, bem como suas implicações no/para o corpo social. Organizamos o texto em três mo(vi)mentos: 1 - o Curso; 2 - uma breve discussão teórico-epistemológica e; 3 - ilustrar os desdobramentos dessa vasta e polêmica discussão na sociedade brasileira. Concluímos com a evidenciação das disputas de poder e de produção de subjetividades através das construções de narrativas e fragmentos permeados na contextualização hegemônica em torno da linguagem.
id FURG-5_05fde4ab67ac478bd4f74167bdc21491
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14429
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃOO presente texto busca refletir sobre as constantes movimentações na produção, construção, desconstrução e reconstrução de si, dos outros, a partir de alguns dos dispositivos correlatados na inserção de sujeites outres na sociedade plural e por vezes, oxímora na proposição da vida. Assim a produção em questão visa apresentar tópicos do Curso Linguagem Inclusiva de Gênero e sua importância na Educação, promovido pelo Programa de Iniciação Acadêmica – PROINICIAR/UERJ. Além disso, busca-se demonstrar sua relevância na/para a formação de professoras/es, bem como suas implicações no/para o corpo social. Organizamos o texto em três mo(vi)mentos: 1 - o Curso; 2 - uma breve discussão teórico-epistemológica e; 3 - ilustrar os desdobramentos dessa vasta e polêmica discussão na sociedade brasileira. Concluímos com a evidenciação das disputas de poder e de produção de subjetividades através das construções de narrativas e fragmentos permeados na contextualização hegemônica em torno da linguagem.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1442910.14295/de.v10i1.14429Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 251 - 2762358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14429/9755Copyright (c) 2022 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVicente, André Luíz Coutinhode Gusmão Almeida Xavier, LeticiaNascimento Fidelis, Anna ClaraWagner York, Sara2024-01-25T23:52:30Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14429Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:52:30Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
title LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
spellingShingle LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
Vicente, André Luíz Coutinho
title_short LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
title_full LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
title_fullStr LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
title_sort LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO
author Vicente, André Luíz Coutinho
author_facet Vicente, André Luíz Coutinho
de Gusmão Almeida Xavier, Leticia
Nascimento Fidelis, Anna Clara
Wagner York, Sara
author_role author
author2 de Gusmão Almeida Xavier, Leticia
Nascimento Fidelis, Anna Clara
Wagner York, Sara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, André Luíz Coutinho
de Gusmão Almeida Xavier, Leticia
Nascimento Fidelis, Anna Clara
Wagner York, Sara
description O presente texto busca refletir sobre as constantes movimentações na produção, construção, desconstrução e reconstrução de si, dos outros, a partir de alguns dos dispositivos correlatados na inserção de sujeites outres na sociedade plural e por vezes, oxímora na proposição da vida. Assim a produção em questão visa apresentar tópicos do Curso Linguagem Inclusiva de Gênero e sua importância na Educação, promovido pelo Programa de Iniciação Acadêmica – PROINICIAR/UERJ. Além disso, busca-se demonstrar sua relevância na/para a formação de professoras/es, bem como suas implicações no/para o corpo social. Organizamos o texto em três mo(vi)mentos: 1 - o Curso; 2 - uma breve discussão teórico-epistemológica e; 3 - ilustrar os desdobramentos dessa vasta e polêmica discussão na sociedade brasileira. Concluímos com a evidenciação das disputas de poder e de produção de subjetividades através das construções de narrativas e fragmentos permeados na contextualização hegemônica em torno da linguagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14429
10.14295/de.v10i1.14429
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14429
identifier_str_mv 10.14295/de.v10i1.14429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14429/9755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 251 - 276
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044976728244224