INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8524 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas em materiais bibliográficos cuja centralidade discursiva se apoia nos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista. Entende-se o conceito de infância como uma construção cultural, fluida e multifacetada em que saberes e poderes são acionados para marcarem os sujeitos infantis. Educação infantil e educação sexual são invenções articuladas para pedagogizar, posicionar e controlar as crianças a partir de lógicas binárias, higiênicas e totalizantes. A educação sexual infantil desconstrucionista pensa sobre esses mecanismos e alerta para o combate das violências sexuais e de gênero. |
id |
FURG-5_06ee2a29291225c48fbfe1ddedf7e0c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8524 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃOEste artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas em materiais bibliográficos cuja centralidade discursiva se apoia nos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista. Entende-se o conceito de infância como uma construção cultural, fluida e multifacetada em que saberes e poderes são acionados para marcarem os sujeitos infantis. Educação infantil e educação sexual são invenções articuladas para pedagogizar, posicionar e controlar as crianças a partir de lógicas binárias, higiênicas e totalizantes. A educação sexual infantil desconstrucionista pensa sobre esses mecanismos e alerta para o combate das violências sexuais e de gênero.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/852410.14295/de.v6i2.8524Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 109-1212358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8524/5696Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRonie Sá-Silva, JacksonPereira da Silva, Raimundo José2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8524Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO |
title |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO Ronie Sá-Silva, Jackson |
title_short |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO |
title_full |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO |
author |
Ronie Sá-Silva, Jackson |
author_facet |
Ronie Sá-Silva, Jackson Pereira da Silva, Raimundo José |
author_role |
author |
author2 |
Pereira da Silva, Raimundo José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ronie Sá-Silva, Jackson Pereira da Silva, Raimundo José |
description |
Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas em materiais bibliográficos cuja centralidade discursiva se apoia nos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista. Entende-se o conceito de infância como uma construção cultural, fluida e multifacetada em que saberes e poderes são acionados para marcarem os sujeitos infantis. Educação infantil e educação sexual são invenções articuladas para pedagogizar, posicionar e controlar as crianças a partir de lógicas binárias, higiênicas e totalizantes. A educação sexual infantil desconstrucionista pensa sobre esses mecanismos e alerta para o combate das violências sexuais e de gênero. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8524 10.14295/de.v6i2.8524 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8524 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v6i2.8524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8524/5696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 109-121 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044978971148288 |