Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16121 |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho a proposta de uma atividade contrassexual, baseada na concepção de um currículo cultural contrassexual como aquele que permite que corpos considerados abjetos sejam reconhecidos como sujeitos e colocados como protagonistas de sua realidade. Elaboramos uma atividade interdisciplinar articulando conhecimentos da biologia e da educação física, pautada por uma questão sociocientífica cujo tema é a inserção de corpos diversos no esporte de alto rendimento. Observamos as interações dos grupos durante a realização da atividade e pudemos perceber que ela gera discussões contrassexuais, pois os grupos reconheceram injustiças às quais alguns corpos estão submetidos e estimulou o desejo de romper com normativas de sexo/gênero ao se pensar as categorias das competições esportivas. |
id |
FURG-5_17120262b01df574e1794f4785001869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/16121 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gêneroApresentamos neste trabalho a proposta de uma atividade contrassexual, baseada na concepção de um currículo cultural contrassexual como aquele que permite que corpos considerados abjetos sejam reconhecidos como sujeitos e colocados como protagonistas de sua realidade. Elaboramos uma atividade interdisciplinar articulando conhecimentos da biologia e da educação física, pautada por uma questão sociocientífica cujo tema é a inserção de corpos diversos no esporte de alto rendimento. Observamos as interações dos grupos durante a realização da atividade e pudemos perceber que ela gera discussões contrassexuais, pois os grupos reconheceram injustiças às quais alguns corpos estão submetidos e estimulou o desejo de romper com normativas de sexo/gênero ao se pensar as categorias das competições esportivas.Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1612110.14295/de.v11i2.16121Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 184-2112358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16121/10608Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes Martins de Barros, CarolinaBatistoni e Silva, Maíra2024-05-02T19:23:52Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/16121Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-05-02T19:23:52Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero |
title |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero |
spellingShingle |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero Moraes Martins de Barros, Carolina |
title_short |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero |
title_full |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero |
title_fullStr |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero |
title_full_unstemmed |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero |
title_sort |
Uma atividade constrassexual interdisciplinar: Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero |
author |
Moraes Martins de Barros, Carolina |
author_facet |
Moraes Martins de Barros, Carolina Batistoni e Silva, Maíra |
author_role |
author |
author2 |
Batistoni e Silva, Maíra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes Martins de Barros, Carolina Batistoni e Silva, Maíra |
description |
Apresentamos neste trabalho a proposta de uma atividade contrassexual, baseada na concepção de um currículo cultural contrassexual como aquele que permite que corpos considerados abjetos sejam reconhecidos como sujeitos e colocados como protagonistas de sua realidade. Elaboramos uma atividade interdisciplinar articulando conhecimentos da biologia e da educação física, pautada por uma questão sociocientífica cujo tema é a inserção de corpos diversos no esporte de alto rendimento. Observamos as interações dos grupos durante a realização da atividade e pudemos perceber que ela gera discussões contrassexuais, pois os grupos reconheceram injustiças às quais alguns corpos estão submetidos e estimulou o desejo de romper com normativas de sexo/gênero ao se pensar as categorias das competições esportivas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16121 10.14295/de.v11i2.16121 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16121 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i2.16121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16121/10608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 184-211 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977978146816 |