CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Roney Polato
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de J. Ferreira Silva, Apolônia, Cristina Lopes e Silva, Cibelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648
Resumo: O artigo apresenta três movimentos de pesquisa cujo foco recai sobre experiências de gêneros e sexualidades no ensino superior, a partir de referenciais foucaultianos sobre experiência, processos de subjetivação e relações saber-poder. Em cada investigação, a questão das vivências de estudantes no ensino superior – estudantes LGBTI+, estudantes de Pedagogia e estudantes trans – se torna objeto de análise, buscando visibilizar movimentos formativos que constituem subjetividades de gênero e sexualidade. Conclui-se que experiências de gêneros e sexualidades específicas são vividas no ensino superior, considerando a universidade um espaço formativo que contribui para construir, tensionar e negociar sentidos de pertencimento, saberes prévios e relações de forças.
id FURG-5_17415cd0de0ea4a28d3409e17ce37ee7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12648
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADESO artigo apresenta três movimentos de pesquisa cujo foco recai sobre experiências de gêneros e sexualidades no ensino superior, a partir de referenciais foucaultianos sobre experiência, processos de subjetivação e relações saber-poder. Em cada investigação, a questão das vivências de estudantes no ensino superior – estudantes LGBTI+, estudantes de Pedagogia e estudantes trans – se torna objeto de análise, buscando visibilizar movimentos formativos que constituem subjetividades de gênero e sexualidade. Conclui-se que experiências de gêneros e sexualidades específicas são vividas no ensino superior, considerando a universidade um espaço formativo que contribui para construir, tensionar e negociar sentidos de pertencimento, saberes prévios e relações de forças.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1264810.14295/de.v9iEspecial.12648Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 205 -2302358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648/8758Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Castro, Roney Polatode J. Ferreira Silva, Apolônia Cristina Lopes e Silva, Cibelle2024-01-25T23:45:42Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12648Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:45:42Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
title CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
spellingShingle CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
de Castro, Roney Polato
title_short CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
title_full CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
title_fullStr CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
title_full_unstemmed CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
title_sort CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES
author de Castro, Roney Polato
author_facet de Castro, Roney Polato
de J. Ferreira Silva, Apolônia
Cristina Lopes e Silva, Cibelle
author_role author
author2 de J. Ferreira Silva, Apolônia
Cristina Lopes e Silva, Cibelle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Roney Polato
de J. Ferreira Silva, Apolônia
Cristina Lopes e Silva, Cibelle
description O artigo apresenta três movimentos de pesquisa cujo foco recai sobre experiências de gêneros e sexualidades no ensino superior, a partir de referenciais foucaultianos sobre experiência, processos de subjetivação e relações saber-poder. Em cada investigação, a questão das vivências de estudantes no ensino superior – estudantes LGBTI+, estudantes de Pedagogia e estudantes trans – se torna objeto de análise, buscando visibilizar movimentos formativos que constituem subjetividades de gênero e sexualidade. Conclui-se que experiências de gêneros e sexualidades específicas são vividas no ensino superior, considerando a universidade um espaço formativo que contribui para construir, tensionar e negociar sentidos de pertencimento, saberes prévios e relações de forças.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648
10.14295/de.v9iEspecial.12648
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648
identifier_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648/8758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 205 -230
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044975110291456