A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares. |
id |
FURG-5_37b514eb05a751fe4f3e0ae2f8efae4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11603 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SULO presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares.Lepidus2021-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1160310.14295/de.v8i2.11603Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 527 - 5442358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603/8496Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBlankenheim, ThaísRamos, Natacha FuhrPizzinato, AdolfoCosta, Angelo Brandelli2021-05-24T00:46:02Zoai:periodicos.furg.br:article/11603Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:46:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL |
title |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL |
spellingShingle |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL Blankenheim, Thaís |
title_short |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL |
title_full |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL |
title_fullStr |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL |
title_sort |
A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL |
author |
Blankenheim, Thaís |
author_facet |
Blankenheim, Thaís Ramos, Natacha Fuhr Pizzinato, Adolfo Costa, Angelo Brandelli |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Natacha Fuhr Pizzinato, Adolfo Costa, Angelo Brandelli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blankenheim, Thaís Ramos, Natacha Fuhr Pizzinato, Adolfo Costa, Angelo Brandelli |
description |
O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603 10.14295/de.v8i2.11603 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v8i2.11603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603/8496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 527 - 544 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979560448000 |