A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blankenheim, Thaís
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramos, Natacha Führ, Pizzinato, Adolfo, Costa, Angelo Brandelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10606
Resumo: O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares.
id FURG_27b45f29f6a6582f30b8ac3ca6e2cfed
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10606
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do SulLa escuela de educación infantil para la formación em sexualidad y género: explorar las motivaciones de los profesionales de Rio Grande do SulThe early childhood education school towards sexuality and gender education: exploring the motivations of professionals in Rio Grande do SulSexualidadeGêneroEscolaInfânciaSexualidadGéneroEscuelaInfanciaSexualityGenderSchoolChildhoodO presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares.Este artículo tiene como objetivo explorar y discutir las motivaciones de los profesionales de la educación de la primera infancia para la formación en los temas de sexualidad y género. 96 participantes respondieron un cuestionario y las respuestas se analizaron mediante la frecuencia de palabras y el análisis temático. De los resultados surgieron dos temas principales para la discusión: 1) la falta de conocimiento sobre la sexualidad y el género y 2) los cruces del tema en el contexto de la Educación Infantil. El desarrollo de estrategias de formación de profesores/es en estos temas es necesario para apoyar sus prácticas diarias, proporcionar una mayor seguridad en sus intervenciones diarias -teniendo en cuenta la posición actual de vulnerabilidad de estos profesionales- y garantizar la protección de los derechos de los niños y las familias que integran las instituciones escolares.This paper aims to explore and discuss the motivations of Early Childhood Education professionals for education about Sexuality and Gender. A questionnaire was answered by 96 participants and the responses were analyzed through the frequency of words and thematic analysis. From the results, two main themes emerged: 1) the lack of knowledge about Sexuality and Gender and 2) the intersections of the theme in the context of Early Childhood Education. The development of teacher training strategies on these themes is necessary to support daily practices, provide greater safety in their daily interventions - regarding their current vulnerability position of these professionals - and also to guarantee the protection of the rights of children and families who are part of the school.2023-01-30T18:40:09Z2023-01-30T18:40:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBLANKENHEIM, T.; RAMOS, N. F.; PIZZINATO, A.; COSTA, A. B. A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 527–544, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11603. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603. Acesso em: 28 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1060610.14295/de.v8i2.11603porBlankenheim, ThaísRamos, Natacha FührPizzinato, AdolfoCosta, Angelo Brandelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-30T18:43:30Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10606Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-30T18:43:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
La escuela de educación infantil para la formación em sexualidad y género: explorar las motivaciones de los profesionales de Rio Grande do Sul
The early childhood education school towards sexuality and gender education: exploring the motivations of professionals in Rio Grande do Sul
title A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
spellingShingle A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
Blankenheim, Thaís
Sexualidade
Gênero
Escola
Infância
Sexualidad
Género
Escuela
Infancia
Sexuality
Gender
School
Childhood
title_short A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
title_full A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
title_fullStr A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
title_sort A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
author Blankenheim, Thaís
author_facet Blankenheim, Thaís
Ramos, Natacha Führ
Pizzinato, Adolfo
Costa, Angelo Brandelli
author_role author
author2 Ramos, Natacha Führ
Pizzinato, Adolfo
Costa, Angelo Brandelli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blankenheim, Thaís
Ramos, Natacha Führ
Pizzinato, Adolfo
Costa, Angelo Brandelli
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Gênero
Escola
Infância
Sexualidad
Género
Escuela
Infancia
Sexuality
Gender
School
Childhood
topic Sexualidade
Gênero
Escola
Infância
Sexualidad
Género
Escuela
Infancia
Sexuality
Gender
School
Childhood
description O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-01-30T18:40:09Z
2023-01-30T18:40:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BLANKENHEIM, T.; RAMOS, N. F.; PIZZINATO, A.; COSTA, A. B. A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 527–544, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11603. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603. Acesso em: 28 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10606
10.14295/de.v8i2.11603
identifier_str_mv BLANKENHEIM, T.; RAMOS, N. F.; PIZZINATO, A.; COSTA, A. B. A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 527–544, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11603. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603. Acesso em: 28 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v8i2.11603
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238062718976