A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219493 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares. |
id |
UFRGS-2_ee306cee4b3ac69d81d84790ad248831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219493 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Blankenheim, ThaísRamos, Natacha FührPizzinato, AdolfoCosta, Angelo Brandelli2021-04-06T04:20:02Z20202358-8853http://hdl.handle.net/10183/219493001123386O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares.This paper aims to explore and discuss the motivations of Early Childhood Education professionals for education about Sexuality and Gender. A questionnaire was answered by 96 participants and the responses were analyzed through the frequency of words and thematic analysis. From the results, two main themes emerged: 1) the lack of knowledge about Sexuality and Gender and 2) the intersections of the theme in the context of Early Childhood Education. The development of teacher training strategies on these themes is necessary to support daily practices, provide greater safety in their daily interventions - regarding their current vulnerability position of these professionals - and also to guarantee the protection of the rights of children and families who are part of the school.Este artículo tiene como objetivo explorar y discutir las motivaciones de los profesionales de la educación de la primera infancia para la formación en los temas de sexualidad y género. 96 participantes respondieron un cuestionario y las respuestas se analizaron mediante la frecuencia de palabras y el análisis temático. De los resultados surgieron dos temas principales para la discusión: 1) la falta de conocimiento sobre la sexualidad y el género y 2) los cruces del tema en el contexto de la Educación Infantil. El desarrollo de estrategias de formación de profesores/es en estos temas es necesario para apoyar sus prácticas diarias, proporcionar una mayor seguridad en sus intervenciones diarias -teniendo en cuenta la posición actual de vulnerabilidad de estos profesionales- y garantizar la protección de los derechos de los niños y las familias que integran las instituciones escolares.application/pdfporRevista diversidade e educação. Rio Grande: FURG, 2013-. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 527-544.Educação infantilFormação de professoresSexualidadeGêneroSexualityGenderSchoolChildhoodSexualidadGéneroEscuelaInfanciaA escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do SulLa escuela de educación infantil para la formación en sexualidad y género : explorar las motivaciones de los profesionales de Rio Grande do SulThe early childhood education school towards sexuality and gender education : exploring the motivations of professionals in Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123386.pdf.txt001123386.pdf.txtExtracted Texttext/plain46614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219493/2/001123386.pdf.txtf78f8991d025ec876d3e87dddf7461e9MD52ORIGINAL001123386.pdfTexto completoapplication/pdf279495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219493/1/001123386.pdfe259513b89beb874310baec4bb868961MD5110183/2194932021-05-07 05:09:33.579027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219493Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:09:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La escuela de educación infantil para la formación en sexualidad y género : explorar las motivaciones de los profesionales de Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The early childhood education school towards sexuality and gender education : exploring the motivations of professionals in Rio Grande do Sul |
title |
A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul Blankenheim, Thaís Educação infantil Formação de professores Sexualidade Gênero Sexuality Gender School Childhood Sexualidad Género Escuela Infancia |
title_short |
A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul |
title_full |
A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul |
title_sort |
A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul |
author |
Blankenheim, Thaís |
author_facet |
Blankenheim, Thaís Ramos, Natacha Führ Pizzinato, Adolfo Costa, Angelo Brandelli |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Natacha Führ Pizzinato, Adolfo Costa, Angelo Brandelli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blankenheim, Thaís Ramos, Natacha Führ Pizzinato, Adolfo Costa, Angelo Brandelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Formação de professores Sexualidade Gênero |
topic |
Educação infantil Formação de professores Sexualidade Gênero Sexuality Gender School Childhood Sexualidad Género Escuela Infancia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sexuality Gender School Childhood |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Sexualidad Género Escuela Infancia |
description |
O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-06T04:20:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219493 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-8853 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123386 |
identifier_str_mv |
2358-8853 001123386 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista diversidade e educação. Rio Grande: FURG, 2013-. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 527-544. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219493/2/001123386.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219493/1/001123386.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f78f8991d025ec876d3e87dddf7461e9 e259513b89beb874310baec4bb868961 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447736410963968 |