A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blankenheim, Thaís
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramos, Natacha Führ, Pizzinato, Adolfo, Costa, Angelo Brandelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219493
Resumo: O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares.
id UFRGS-2_ee306cee4b3ac69d81d84790ad248831
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219493
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Blankenheim, ThaísRamos, Natacha FührPizzinato, AdolfoCosta, Angelo Brandelli2021-04-06T04:20:02Z20202358-8853http://hdl.handle.net/10183/219493001123386O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares.This paper aims to explore and discuss the motivations of Early Childhood Education professionals for education about Sexuality and Gender. A questionnaire was answered by 96 participants and the responses were analyzed through the frequency of words and thematic analysis. From the results, two main themes emerged: 1) the lack of knowledge about Sexuality and Gender and 2) the intersections of the theme in the context of Early Childhood Education. The development of teacher training strategies on these themes is necessary to support daily practices, provide greater safety in their daily interventions - regarding their current vulnerability position of these professionals - and also to guarantee the protection of the rights of children and families who are part of the school.Este artículo tiene como objetivo explorar y discutir las motivaciones de los profesionales de la educación de la primera infancia para la formación en los temas de sexualidad y género. 96 participantes respondieron un cuestionario y las respuestas se analizaron mediante la frecuencia de palabras y el análisis temático. De los resultados surgieron dos temas principales para la discusión: 1) la falta de conocimiento sobre la sexualidad y el género y 2) los cruces del tema en el contexto de la Educación Infantil. El desarrollo de estrategias de formación de profesores/es en estos temas es necesario para apoyar sus prácticas diarias, proporcionar una mayor seguridad en sus intervenciones diarias -teniendo en cuenta la posición actual de vulnerabilidad de estos profesionales- y garantizar la protección de los derechos de los niños y las familias que integran las instituciones escolares.application/pdfporRevista diversidade e educação. Rio Grande: FURG, 2013-. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 527-544.Educação infantilFormação de professoresSexualidadeGêneroSexualityGenderSchoolChildhoodSexualidadGéneroEscuelaInfanciaA escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do SulLa escuela de educación infantil para la formación en sexualidad y género : explorar las motivaciones de los profesionales de Rio Grande do SulThe early childhood education school towards sexuality and gender education : exploring the motivations of professionals in Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123386.pdf.txt001123386.pdf.txtExtracted Texttext/plain46614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219493/2/001123386.pdf.txtf78f8991d025ec876d3e87dddf7461e9MD52ORIGINAL001123386.pdfTexto completoapplication/pdf279495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219493/1/001123386.pdfe259513b89beb874310baec4bb868961MD5110183/2194932021-05-07 05:09:33.579027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219493Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:09:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La escuela de educación infantil para la formación en sexualidad y género : explorar las motivaciones de los profesionales de Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The early childhood education school towards sexuality and gender education : exploring the motivations of professionals in Rio Grande do Sul
title A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
spellingShingle A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
Blankenheim, Thaís
Educação infantil
Formação de professores
Sexualidade
Gênero
Sexuality
Gender
School
Childhood
Sexualidad
Género
Escuela
Infancia
title_short A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
title_full A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
title_fullStr A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
title_sort A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero : explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul
author Blankenheim, Thaís
author_facet Blankenheim, Thaís
Ramos, Natacha Führ
Pizzinato, Adolfo
Costa, Angelo Brandelli
author_role author
author2 Ramos, Natacha Führ
Pizzinato, Adolfo
Costa, Angelo Brandelli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blankenheim, Thaís
Ramos, Natacha Führ
Pizzinato, Adolfo
Costa, Angelo Brandelli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação de professores
Sexualidade
Gênero
topic Educação infantil
Formação de professores
Sexualidade
Gênero
Sexuality
Gender
School
Childhood
Sexualidad
Género
Escuela
Infancia
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexuality
Gender
School
Childhood
dc.subject.spa.fl_str_mv Sexualidad
Género
Escuela
Infancia
description O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-06T04:20:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219493
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-8853
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123386
identifier_str_mv 2358-8853
001123386
url http://hdl.handle.net/10183/219493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista diversidade e educação. Rio Grande: FURG, 2013-. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 527-544.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219493/2/001123386.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219493/1/001123386.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f78f8991d025ec876d3e87dddf7461e9
e259513b89beb874310baec4bb868961
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225012230750208